sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Formas iguais

 

Atividade do estágio 2 -  Método Son-Rise

 

Objetivo: Período de atenção compartilhada de 4 minutos ou mais

 

Materiais: Canetinhas, papel, fita adesiva dupla face

 

Como brincar: Faça um desenho utilizando uma variedade de formas geométricas. Por exemplo, desenhe uma cara de palhaço utilizando círculos, triângulos, quadrados. Cole o desenho na parede (com fita adesiva) à vista da criança mas fora de seu alcance. Ao lado do desenho, cole recortes de papel nas mesmas formas que você utilizou para fazer o desenho. Peça à criança para escolher uma das formas que seja igual a uma forma do desenho na parede (ela pode lhe dizer ou apontar para a forma, se ainda não souber o nome). Levante-a para levá-la até a forma que ela escolher e leve-a até o desenho para ajudá-la a colar a forma no local correspondente no desenho. Ponha então a criança no chão. Continue até o desenho estar completo.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Curso do Método Son-Rise em Recife!!

 

Acabo de receber essa informação da minha amiga Iaynã Mayra: Terá um curso sobre Método Son-Rise aqui em Recife!

Esse é o link p quem desejar obter mais informações!

Aproveitem!

http://www.inspiradospeloautismo.com.br/4/1/1.html



Obrigada Iaynã, por compartilhar!

Caixa Secreta

 

Atividade do Estágio 2 - Método Son-Rise

 

Objetivo: Falar utilizando verbos e adjetivos

 

Materiais: 2 caixas de papelão (uma grande e uma pequena ou duas caixas de cores diferentes), 5 a 7 salgadinhos ou doces

 

Como brincar: Traga 5 a 7 salgadinhos que a criança gostar. Coloque uma caixa grande e uma pequena sobre a mesa, à vista dela. Peça-lhe para fechar os olhos ou virar de costas. Enquanto ela não estiver olhando, coloque um salgadinho em uma das caixas. Peça-lhe para adivinhar em qual caixa está o salgadinho. Modele a seguinte estrutura de frase para ela dizer: "Abra a caixa grande/pequena". Abra a caixa que ela pedir e se ela advinhar corretamente, dê-lhe o salgadinho. Se não advinhar, peça para advinhar novamente. Continue a atividade até acabarem todos os salgadinhos.

 

Variação: Você tmbém pode esconder salgadinhos em várias caixas coloridas e perguntar-lhe qual caixa específica ela quer que você abra, dizendo: " Abra a caixa vermelha".

 

Observação: Essa é uma atividade bastante interessante para realizar com crianças que possuem dificuldade na aceitação de determinadas texturas alimentares, dificultando assim sua alimentação e nutrição. Então o terapeuta ocupacional pode utilizar desta atividade para ir trabalhando esse aspecto. Doces como brigadeiro com e sem granulado (que tem texturas diferentes), beijinhos de coco, gelatinas prontas, coxinhas, salgadinhos de queijo, e outros com texturas diferenciadas.

 

A todos, uma boa atividade!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sopa de criança

 

Atividade do estágio 2 - Método Son-Rise

 

Objetivo: Falar em frases de 2 a 3 palavras

 

Motivação: Ser "mexido", imaginação

 

Materiais: Caixa de papelão grande ou balde grande, legumes de brinquedo, talco (pra servir como tempero), colher grande, avental

 

Como brincar: Entre na sala do atendimento vestindo um avental, ponha uma caixa de papelão grande ou o balde grande (para servir de "panela da sopa") no meio da sala e coloque a criança dentro. Escolha de 7 a 10 itens para usar como "ingredientes" (legumes de brinquedos, talco (para ser o sal), etc.) e coloque-os à vista da criança. Pergunte-lhe qual ingrediente ela gostaria de pôr na sopa. Peça que faça a escolha utilizando a frase de 2 a 3 palavras (por exemplo: "quero a cebola", "ponha a cebola"). Cada vez que você adicionar um ingrediente, sacuda a caixa/balde (e a criança) para "mexer" a sopa. Continue até ter colocado todos os ingredientes na panela da sopa.

 

Essa atividade também pode ser adaptada para trabalhar:

 

  • processamento sensorial tátil e visual, através da textura e das cores das frutas e verduras (mesmo que de brinquedo).

  • constância de forma

  • reconhecimento

  • categorização

  • estímulos proprioceptivos (no mexer do balde, na contenção que a criança vai receber estando dentro do balde)

 

Espero que tenham gostado da atividade!

Amanhã tem mais!!

 

beijinhos a todos



terça-feira, 28 de agosto de 2012

O que está faltando??

 

Atividade - Estágio 2 - Método Son-Rise

 

Objetivo: Falar em frases de 2 a 3 palavras

 

Como brincar: Cole com fita adesiva imagens de 4 a 5 objetos/brinquedos na parede. Assegure-se de que as imagens estejam à vista da criança, mas fora do seu alcance. Peça-lhe para olhar cuidadosamente para todas as imagens e, então, para fechar os olhos (ou virar de costas e contar até cinco). Enquanto ela não estiver olhando, remova uma das imagens da parede. Peça a ela para advinhar qual das imagens está faltando, e para dizer a você qual ela advinha ser, em uma frase de 2 a 3 palavras (por exemplo, "Falta a bola" ou "A bola sumiu"). Então, mostre a ela se a resposta foi correta, revelando-lhe a imagem escondida. Continue esta atividade removendo uma imagem diferente por vez.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A caixa do sentir

Olá pessoal, agora vamos passar para as atividades do estágio 2 do Método Son-Rise!

Então vamos começar com a atividade: A caixa do sentir, cujo o objetivo é da criança falar em frases de 2  a  3 palavras.

 

Materiais para realização da atividade: Caixa de papelão tamanho médio e 5 a 10 objetos diferentes para sentir.

 

Como brincar: Pegue uma caixa de papelão média e faça um furo na parte superior (grande o suficiente para a criança colocar a mão, mas não tão grande para que ela possa ver o que tem dentro). Coloque um objeto dentro para a criança sentir (por exemplo, uma colher ou uma xícara). Convide a criança a colocar a mão através do furo para sentir o objeto. Peça-lhe então para identificar o que tem dentro e dizer a você o que advinha ser. Uma vez que ela advinhar, coloque o próximo objeto dentro da caixa. Continue até ela ter identificado todos os objetos.

 

Variação: se a criança se sentir motivada por números ou letras, você pode colocar grandes letras ou números plásticos na sacola/caixa e pedir que ela advinhe qual ela sente através do tato.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Torcida de basquete

 

Atividade do estágio 1 - Programa Son-Rise

 

Objetivo: Período de atenção compartilhada de 2 minutos ou mais

 

Motivação: comemoração, basquete, estímulo visual

 

Como brincar: Coloque um balde ou uma caixa em um canto da sala e jogue a bola dentro várias vezes. Aplauda a você mesmo, e comemore cada vez que acertar a bola dentro. Então, peça à sua criança para jogar a bola no balde de forma a receber seus próprios aplausos. Comemore todas as tentativas dela em acertar a cesta.

 

Variação: Use pompons para uma grande comemoração após cada tentativa de acerto da cesta! Retorne os pompons à prateleira após cada comemoração para não distrair a criança. Você também pode jogar animais de pelúcia no balde ao invés de uma bola.

 

Dica: Use uma fita para fazer uma linha no chão, de forma a ajudar sua criança a saber exatamente onde ficar em pé quando jogar a bola.

Passeio de carro

 

Olá pessoal, continuando com as atividades do estágio 1 do desenvolvimento de acordo com o Modelo Son-Rise, vou publicar as últimas atividades desse estágio, que tem como objetivo obter da criança um período de atenção compartilhada.

 

E nossa primeira atividade será:  Passeio de carro

 

Objetivo: Período de atenção compartilhada de 2 minutos ou mais

 

Motivação: Controle do passeio

 

Materiais: Brinquedos, caixa de papelão grande

 

Como brincar: Em cada canto da sala, coloque um material engraçado que você possa usar com a criança. Assegure-se de que ela possa ver cada material, porém que estejam todos fora do seu alcance. Por exemplo, você pode escolher um potinho de bolhas de sabão para fazer bolhas, uma pluma para lhe fazer cócegas, e um balão para enchê-lo e vê-lo voar. No meio da sala coloque um "carro" feito de papelão, suficientemente grande para que a criança possa sentar-se dentro dele. Faça a criança girar no "carro" e peça-lhe para apontar para a brincadeira que ela quiser brincar com você. Uma vez que ela tiver escolhido a brincdeira, dirija-a até lá e brinquem juntos. Depois a traga de volta no meio da sala e peça-lhe para apontar e escolher a próxima brincadeira

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Cachorro quente


Atividade do estágio 1 do Programa Son-Rise


Objetivo: Falar em frases de 1 palavra

Materiais: Cobertor fino e grande

Motivação: Pressões ou apertos

 

Como brincar: Pegue um cobertor fino e grande para usar como pão do cachorro quente. Peça à criança para deitar-se na borda do cobertor. Enrole-a no cobertor e uma vez que estiver enrolada, finja colocar temperos nela enquanto  a massageia (golpezinhos de karatê leves podem ser a mostarda e apertos de massagem podem ser o ketchup), e então finja comê-la. Puxe a ponta do cobertor para desenrolá-la. Peça-lhe então para dizer parte da palavra "enrolar", ou a palavra inteira, antes de enrola-la novamente.

 

 

Dica: Constamos que a maioria das crianças gosta da pressão de ser enrolada num cobertor. Você pode ajustar a pressão do cobertor dependendo do que a criança quiser (com a cabeça dela para fora do cobertor, é claro!). Se a criança estiver hesitante em entrar no cobertor, modele a atividade usando um animal de pelúcia primeiro.


Animais instantâneos

 

 Atividade do estágio 1 do Programa Son-Rise para crianças com espectro autista

 

Objetivo: Falar em frases de 1 palavra

Motivação: Animais, antecipação, grandes movimentos corporais

 

 

Como brincar: Faça ou compre 3 a 5 máscaras de animais ou fantasias (narizes, orelhas, caudas). Ponha cada máscara/fantasia e finja agir como o animal escolhido (pule pela sala e coce suas axilas como um macaco, ou engatinhe e faça miau como um gato). Peça então à criança para dizer parte da palavra "animal", ou a palavra inteira, para assim você imitar o animal seguinte. Se a criança sentir-se particularmente motivada por um animal específico, solicite que ela diga o nome daquele animal, para então ver você o imitando.

 

 

Dica: Ponha as máscaras/fantasias de volta na prateleira entre um uso e outro, assim os materiais não distrairão a criança.




segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Piloto de corrida

Atividades do estágio 1 do Programa Son-Rise para crianças com espectro autista

Objetivo: Falar em frases de 1 palavra

Motivação: Corridas


Como brincar: Pegue uma caixa suficientemente grande para sua criança se sentar dentro da caixa e desenhe rodas nas laterais. Puxe ou empurre a criança pela sala dentro da caixa. Faça várias corridas no seu carro-caixa, e então peça a ela para dizer parte da palavra "corrida", ou a palavra inteira, para ganhar a próxima corrida. A palavra também pode ser "correr" ou "passear".


Variação: Ao final de cada corrida você pode pedir à criança para escolher um novo animal de pelúcia para juntar-se a ela na próxima corrida. Se a criança sentir-se especialmente motivada por palhaçadas/humor físico, faça a corrida bem turbulenta. Em cada curva fechada, deixe-a cair para fora do carro e veja se ela consegue subir de novo.


Dica: Quanto mais pesado for o bicho de pelúcia, melhor será, pois assim confere estímulos proprioceptivos à criança.


Brisa de cobertor

 

Atividades do estágio 1 do Programa Son-Rise para crianças com  espectro autista

 

Materiais: Vários cobertores e lenços coloridos

 

Objetivo: Falar em frases de 1 palavra

 

Motivação: Estímulo Visual

 

Como brincar: Peça à criança para deitar no chão. Abane um cobertor pequeno ou um lenço sobre o rosto e o corpo dela para estimulá-la visualmente e também para dar-lhe uma brisa fresca. Então peça a ela para dizer parte da palavra "cobertor", ou a palavra inteira para ganhar a próxima brisa.

Cobra de corda

Atividades do estágio 1 do Programa Son-Rise para crianças com espectro autista

Materiais: Corda de pular

Objetivo: Contato visual

Motivação: cócegas, estímulo visual

 

Comoo brincar: Fique num canto do quarto e peça à criança para sentar-se no canto oposto (dê um travesseiro para ela se sentar. Isso ajudará a manter a concentração). Pegue a corda de pular e mexa-a no chão como se fosse uma cobra. Mexa a cobra enquanto você se aproxima da criança, até que a cobra faça cócegas nela por toda parte. Volte então ao seu canto no quarto e peça à criança para olhar para você, para só então você começar a mexer a cobra novamente.

 

Variação: Para um contato visual mais prolongado, peça à criança para olhar para você enquanto você se move na direção dela com a cobra. Cada vez que ela parar de olhar, faça a cobra virar estátua. Quando ela olhar novamente, faça a cobra voltar à vida e mexa-a aproximando-se mais dela!


Massagens

Atividades do estágio 1 do Programa Son-Rise 

 

Objetivo: Contato Visual

 

Como Brincar: Traga creme sem fragrância para massagens e ofereça massagear as mãos e os pés da criança com o creme. Você também pode trazer diferentes acessórios para massagem, tais como escova macia ou uma toalhinha. Massageie as mãos/braços/pés/pernas da criança, aplicando a pressão que esa gostar. Depois peça a ela para olhar para você na próxima massagem.

 

Dica: É importante fazer uma massagem na sua criança somente se ela lhe permitir, e parar se você perceber qualquer sinal que ela não quer. Além disso, temos notado que a maioria das crianças gostam de uma pressão de forte intensidade, e frequentemente gostam de fortes apertos na cabeça. Você pode fazer isto colocando uma mão na testa da criança e a outra mão na nuca, e assim, cuidadosamente, dar-lhe um aperto forte enquanto canta alguma música, com característica de brincadeira.

Atividades para crianças com espectro autista

Olá pessoal, essa semana vou publicar algumas atividades projetadas para ajudar crianças especiais a desenvolver habilidades sociais fundamentais.

As atividades serão divididas de acordo com os 5 estágios do desenvolvimento descritos no Modelo de Desenvolvimento do Programa Son-Rise, e retiradas do livro Brincar para crescer, de Tali Field Berman e Abby Rappaport, sendo um ótimo companheiro para profissionais de saúde que trabalham com crianças com espectro do autismo.  

 

O link abaixo refere-se ao Modelo de desenvolvimento do Programa Son-Rise, e vai ajudá-lo a identificar em qual estágio a criança se encontra, a estabelecer metas e selecionar as atividades que aqui serão publicadas para alcançar algumas dessas metas.

A todos, uma boa semana! 

 

http://www.inspiradospeloautismo.com.br/pdfs/Desenvolvimento.pdf






quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Jogo da memória com tampinhas de garrafa

Jogos de memória se tornaram um gênero específico de jogo. Eles oferecem benefícios para crianças trabalhando nas habilidades de memória, mas eles também oferecem discurso e possibilidades de construção de vocabulário.

Esse jogo é um importante instrumento de aprendizado infantil já que estimula o raciocínio lógico e a capacidade de memorização do cérebro.

Uma criança que brinca com jogos da memória pode ter raciocínio mais rápido e capacidade de memorização mais aguçada. Por isso, é muito importante que os pais estimulem que seus filhos aceitem esse tipo de brincadeira educativa que é saudável para a mente da criança que está em pleno desenvolvimento. Isso porque estimula que o pequeno fique atento aos desenhos, textos ou imagens que fazem parte do jogo, para saberem suas posições.

Além disso, os jogos de memória são possíveis de estimular a criatividade e a noção das regras desde muito cedo de uma forma lúdica e divertida. Esse estímulo melhora o comportamento infantil diante de regras que surgem em casa, na escola e em toda sua vida, um sentido de que a regra serve apenas para organizar e tornar a vida mais fácil e não que seja algo ruim. Auxiliando também no convívio familiar e social, seja qual for o ambiente.

Somando todos esses beneficios, o jogo da memória confeccionado em tampinhas de garrafa, ainda auxilia na pinça das crianças, componente importante durante o período escolar, quando ela começará a fazer uso de lápis para pintura e escrita.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Concurso UFPB

Gente, to passando pra deixar uma informação a respeito do concurso que foi aberto pela Universidade Federal da Paraíba, que disponibiliza uma vaga para Terapeuta Ocupacional. As inscrições irão até o dia 05 de setembro.

Quem tiver interesse, basta acessar o link: http://www.ufpb.br/concursos/


De férias na Fábrica de idéias

Essa oficina tem como proposta o planejamento, a análise, a experimentação e a iniciativa; estimula a criação artística, a atenção, o intelecto, a memória, a concentração e o senso estético; incentiva a capacidade laborativa; possibilita o exercício da concentração, da organização e da paciência e propicia a canalização de energias para a produção de atividades construtivas. É sugerida para crianças, mas pode ser adaptada para todas as idades.

 

Na primeira semana: Oficina de Jardinagem, despertando a preservação da natureza. Pode-se decorar um vaso de plantas e aprender a fazer o plantio de um feijão.

Na segunda semana: Contação de História. O terapeuta escolhe um roteiro de contos infantis e representa-os. Seria interessante que um dos contos falados durante a semana, fosse o de João e o pé de feijão!

Na terceira semana: Oficina de Culinária - Modelagem de doces (beijinhos, brigadeiros, cajuzinhos). Cada alimento tem sua textura, cor, aroma, forma. Desta forma, explora-se o lado sensorial das crianças. Elas adoram!


Na quarta semana: Construção de brinquedo com reciclados/ Reciclando e brincando. Esta é a proposta da ultima semana da oficina.


Espero que tenham gostado!

Beijinhos a todos

TDAH

 

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando prejuízos a si mesmo e aos outros em pelo menos dois contextos diferentes (geralmente em casa e na escola/trabalho).

O Dicionário de Saúde Mental atual (DSM IV) subdivide o TDAH em três tipos:

  • TDAH com predomínio de sintomas de desatenção;

  • TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade e;

  • TDAH combinado

Na década de 1980, a partir de novas investigações, passou-se a ressaltar aspectos cognitivos da definição de síndrome, principalmente o déficit de atenção e a impulsividade ou falta de controle, considerando-se, além disso, que a atividade motora excessiva é resultado do alcance reduzido da atenção da criança e da mudança contínua de objetivos e metas a que é submetida.

TDAH é um transtorno psiquiátrico que tem como características básicas a desatenção, a agitação (hiperatividade) e a impulsividade, podendo levar a dificuldades emocionais, de relacionamento, bem como a baixo desempenho escolar e outros problemas de saúde mental.

A criança com Déficit de Atenção muitas vezes se sente isolada e segregada dos colegas, mas não entende por que é tão diferente. Fica perturbada com suas próprias incapacidades. Sem conseguir concluir as tarefas normais de uma criança na escola, no playground ou em casa, a criança hiperativa pode sofrer de estresse, tristeza e baixa auto-estima.


Orientações do Terapeuta Ocupacional para os professores das crianças com TDAH:

 

  • Para evitar que ele se distraia, é recomendado que a pessoa com TDAH tenha um ambiente silencioso e sem distrações para estudar. Logo, é bom evitar muitas colagens nas paredes, cartazes, ou objetos que fiquem à vista da criança.

  •  Na escola ele pode se concentrar melhor na aula sentando na primeira fileira e longe da janela.

  • Se for possível, aulas de apoio, onde ele recebe atenção melhor focalizada podem ajudar a melhorar seu desempenho.

  • É importante que os pais e professores se focalizem em recompensar onde seu desempenho é bom, valorizando suas qualidades, mais do que punir os erros da criança. E nunca a punição deve ser violenta, pois isso a torna mais agressiva e leva ela a evitar e guardar rancor, medo, raiva da pessoa que a puniu.

  • Caso a criança esteja muito agitada, ofereça estimulos proprioceptivos a ela, dando contenção às articulações, ou pedindo que a criança ajude-a a formar um círculo com as cadeiras, pois isso também é estímulo proprioceptivo.

  • Criar um roteiro de brincadeiras a serem disponibilizadas na hora do intevalo que também seja estímulos proprioceptivos, para que a criança quando voltar do intervalo não esteja tão agitada. Como atividades podemos sugerir:

  • Pular corda

  • Cabo de guerra

  • Em dupla, estourar uma bexiga, abraçando-se bem forte

Tudo isso são exemplos de atividades proprioceptivas, mas existem uma infinidade de exercícios. É importante saber que o sistema proprioceptivo é ativado através de atividades de empurrar, puxar, pular, e outras que envolvam peso e pressão firme ou toque profundo. Esse tipo de sensação geralmente é calmante e pode ser útil para a criança que se desorganiza facilmente, como as crianças com TDAH.

     

     

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Obrigada!

Gostaria de agradecer a todos que acessam o blog:

 www.jardimdebrigid.blogspot.com.br/

pelo sucesso alcançado dentro de um mês!

Foram mais de mil visualizações até agora e acredito que esse número vai aumentar, se Deus quiser!
Obrigada pelo carinho, pelos comentários, pela força!
Logo logo estarei publicando mais atividades, informações, tudo para que esse cantinho da Terapia Ocupacional cresça a cada dia.

Beijinhos a todos, fadas e elfos do Jardim de Brigid.



segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Formação conceitual para crianças

 


MATERIAL: Giz

DESENVOLVIMENTO: O terapeuta deverá traçar no chão, com o giz, um grande círculo, duas linhas retas (uma maior e outra menor), duas cruzes (bem distantes), e outras formas geométricas. As crianças deverão iniciar a atividade dentro do círculo e, ao comando do coordenador, dirigir-se ao local determinado. Comandos:

"Fora!" - todos deverão ficar fora do círculo;

"Dentro!" - todos deverão ficar dentro do círculo;

"Maior!" - todos deverão correr para a linha maior;

"Menor" - todos deverão correr para a linha menor;

"Círculo" - todos deverão correr para o circulo;

"Triângulo" - todos deverão correr para o triângulo;

"Quadrado" - todos deverão correr para o quadrado;

"Cruz!" – todos deverão correr para a cruz.


ADAPTAÇÕES:  Se preferir, pode substituir o desenho em giz por formas feitas e recortadas em papel cartão grande e colorido. Pode-se fazer uso de variações quanto à textura do papel.

Caso seja possivel utilize também tecidos, que oferecem maior variedade quanto à textura, e assim o terapeuta pode trabalhar:

  • Processamento sensorial tátil

  • Processamento sensorial visual

  • Processamento sensorial auditivo

  • Constância de forma

  • Reconhecimento

  • Atenção

  • Formação conceitual

  • Aprendizado

 

É importante que a criança esteja descalça para que a estimulação sensorial aconteça a partir dos pés.

 

Esta atividade é interessante para  intervenção  junto às crianças com dificuldades de aprendizagem, crianças com hipersensibilidade tátil, que possui alteração na marcha devido à não aceitação do estímulo tátil nos pés, ou como estímulo no desenvolvimento infantil para formação conceitual.





domingo, 5 de agosto de 2012

Respiração diafragmática

O principal músculo da respiração é o diafragma, situado na base dos pulmões.  Quando inspiramos o diafragma é estendido e quando expiramos sobe.

Respirar bem, é o primeiro e o mais eficaz passo para uma boa fonação. A fala é produzida através da libertação de ar dos pulmões para o trato vocal.

O tipo de respiração ideal é o costal diafragmático, pois este provoca o alargamento da base dos pulmões, permitindo maior capacidade de ar e menor contração da musculatura torácica, pescoço e  parte inferior da face (mandíbula e língua), permitindo assim uma boa emissão de voz.

Para trabalhar a respiração diafragmática durante uma atividade de relaxamento, o terapeuta deve utilizar saquinhos de areia, que deve ser colocado na altura do abdômen enquanto o paciente realiza os movimentos respiratórios com o saquinho nesta área, em decúbito dorsal. Deve-se observar que durante os movimentos respiratórios, o saquinho de areia deve subir e descer, sinal de atividade diafragmática.

Para crianças, essa aplicação pode ser realizada através da sugestão de uma atividade de esconde-esconde, colocando-se saquinhos de areia no abdomen e nas articulações do corpo, sendo também um estímulo tátil, devido à textura do saquinho, que pode ser de diferentes tecidos, e estímulo proprioceptivo.

peso de porta 300x225 Peso de Porta Passo a Passo



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Boliche!

Brinquedos Artesanais - Joguinho Angry Birds


O boliche é uma atividade simples, mas muito divertida, que trabalha inúmeros componentes de desempenho.

A sugestão aqui é de criar um boliche  utilizando latas de leite. As latas devem ser pintadas e decoradas com cores vibrantes e caso você queira, pode ser realizado desenhos de animais em cada lata, o que trabalhará a formação conceitual de crianças. Mas já que falamos em componentes, vamos à eles.

 

Com esta atividade o terapeuta pode trabalhar:

 

  • Orientação topográfica (Determinar a localização de objetos e ambientes e o trajeto até a localização)

  • Coordenação grossa (Usar grandes grupos musculares para movimentos controlados e direcionados para o objetivo)

  • Praxe (Conceber e planejar um ato motor em resposta a uma demanda ambiental)



Pensando cá com meus botões...

Olá pessoal! Depois de alguns dias sem postar no blog, voltei à atividade! E para marcar esse recomeço, publico o pensando cá com meus botões...


O objetivo é facilitar a comunicação e identificação de valores e interesses  através do uso de botões para construir uma árvore. Quer saber como?

A proposta é a seguinte: Cada pessoa do grupo vai recolher botões que estejam sem uso. O mecanismo de pregar os botões no arame é o mesmo de quando se costura, atravessando o arame pelos furos dos botões. Vai fazendo isso em cada pedaço do arame, que deve ser grande para cada botão, pois no final esse mesmo arame vai unir-se aos outros dos demais botões até formar os galhos e os troncos.

Ao final de tudo, pode-se usar massa durepoxi para ser uma base larga para pregar o tronco e usar essa massa dentro de uma tampinha de garrafa e pintá-la ou se preferir, colar o tronco de arames em um carretel de linha, como na figura abaixo.

Essa árvore chama-se árvore da felicidade, que geralmente é vendida com cristais colados, e que segundo lenda japonesa, traz felicidade e realizações aos que a possuem. A partir desse ponto uma série de discussões podem ser levantadas dentro do grupo, tais como:

     

  • Você se sente feliz? Sim ou não?

  • Atualmente, o que a faz feliz?

  • O que você pode fazer para ser mais feliz?

 

Público: Adultos e idosos

 

Essa atividade ainda pode ser utilizada para trabalhar os seguintes componentes de desempenho:

 

  • Processamento sensorial visual

  • Processamento sensorial tátil (já que muitos botões são cobertos com tecidos de diferentes texturas, com diferentes formatos)

  • Integração bilateral

  • Coordenação fina

  • Atenção

 

Obs. Pode parecer difícil descrevendo sobre a técnica, mas podem tranquilizar o coração que é fácil! De qualquer forma, quem tiver dúvidas sobre a construção da árvore da felicidade com botões pode mandar email que responderei!


Beijinhos doces a todos!

 

E, sejam felizes!