quinta-feira, 21 de março de 2013

Déficit da dislexia: Impulsividade no agir. Como trabalhar?


Através de jogos: Jogos de esperar a vez.
Como, por exemplo, o jogo do Macaco Simão, onde uma pessoa é o líder e as ordens dele devem ser executadas somente quando forem precedidas pela frase: “Macaco Simão...”. As crianças que executarem as ordens que não forem precedidas por esta frase serão eliminadas e/ou pagarão prendas. Este tipo de atividade faz com que a criança com impulsividade busque o autocontrole, motivada pelo desejo de acertar no jogo. Porém, é preciso observar se a mesma está conseguindo, para não correr o risco de causar mais frustração, característica comum da falta de controle.


Através de brinquedos: blocos lógicos.
São recursos que promovem a interatividade a sociabilidade e, também, o ato de controle da atenção. Este brinquedo tem como característica um processo, isto é, precisa de tempo, e o passo a passo leva à ação da brincadeira, desenvolvendo o controle interno.


Através de brincadeiras: brincadeiras de escutar e executar.
Há uma gama de brincadeiras que promovem a concentração e a atenção. No geral as brincadeiras que precisam de uma escuta apurada, como, por exemplo, a brincadeira de “escutar e procurar”, onde a criança de olhos vendados chama pelo nome de um colega que esteja presente na sessão, e o colega responde de onde estiver. A seguir, a criança com os olhos vendados tentará localizar o colega que respondeu ao chamado. Esse tipo de brincadeira auxilia a criança a discriminar a percepção auditiva e, para isso, exige certa concentração que ela procurará desenvolver para continuar brincando.


Sugestões: crianças com sintomas de impulsividade, no geral, precisam de atividades lúdicas que tenham respostas rápidas. Elas evitam atividades com retorno tardio e, por isso, as atividades em que o resultado seja originado de um processo precisam ser bastante estimuladoras para que elas continuem e se automotivem a continuar brincando.


Beijos a todos. Até a próxima postagem. 
E lembrem-se: as atividades aqui publicadas são sugestões. Servem como base que vocês podem adaptar, como luz para clarear ideias pessoais. : )



                                                                                                                                   (blocos lógicos)

segunda-feira, 18 de março de 2013

O Jardim de Brigid volta a florescer!


Olá pessoal!

Depois de algumas semanas sem publicar por motivos já relatados, estou voltando para compartilhar conhecimentos com vocês! E estou muitíssimo feliz por estar de volta! 

Pretendo nesta primeira semana continuar de onde paramos, que foram nas atividades para trabalhar alguns déficits da dislexia!

Então vamos nesta postagem trabalhar o seguinte déficit: Frases confusas, com migração de letras nas palavras. Exemplo: "A gata preta predeu o filhote", em vez de "A gata preta perdeu o filhote".

Trabalho com jogo: Jogos de botão
Para jogar, a criança precisa discriminar visualmente o botão que faz parte do seu time, e principalmente, lançar o botão na direção certa. É uma atividade rica em coordenação visuo-motora, mas que trabalha muito a discriminação específica. Ao se embaralhar nas jogadas, situação comum no jogo de botão, a criança para tentar acertar terá de organizar estratégias acertativas, favorecendo a condição da percepção e a consciência das ações e palavras. As bolinhas de gude também são excelentes preditores de percepção.

Brinquedos: visuo-motor
Os brinquedos que favorecem a discriminação visual, também favorecem a discriminação da percepção auditiva e a consciência fonológica. Há diferentes tipos comerciais e, geralmente, consistem na apresentação de diversas figuras para a criança colocar na ordem. Por exemplo, apresentar figuras de acordo com as posições corporais, quantidade, numerais, cores e algumas figuras sem pares combinantes (essas figuras sem pares combinantes aparecem no brinquedo com a intenção de confundir a percepção). Ao brincar, a criança motivada pela intenção de acertos, ela vai tentando perceber as diferenças e assim vai trabalhando o cérebro.

Brincadeiras: Trava-línguas
O desafio é falar rápido sem enrolar a língua. No caso da criança o desafio será de repetir falando corretamente, não precisando ser rápido.
Sugestões: Brinque junto e demonstre a alegria de participar da atividade. No caso do trava-línguas, comece com um bem simples de três palavras e, depois, vá progredindo sucessivamente. O desafio para a criança com este déficit é o de perceber e ter consciência da troca de palavras. Um sintoma comum nos disléxicos é trocar as letras e palavras com sons semelhantes. 

Beijos a todos e até a próxima postagem!! 


quarta-feira, 6 de março de 2013

Postagens do blog!


Olá fadas e elfos do Jardim de Brigid,

Gostaria de comunicar que estou sem renovar as postagens do blog em virtude de um problema com meu computador, o que tem restringido meu acesso frequente à internet e ao blog :(
Acredito que esta semana o problema estará resolvido e voltaremos a nos comunicar, a trocar ideias!

Agradeço a compreensão de todos!
Com carinho, Anna Helena Santana.