Olá pessoal!
Depois de algumas semanas sem publicar por motivos já relatados, estou voltando para compartilhar conhecimentos com vocês! E estou muitíssimo feliz por estar de volta!
Pretendo nesta primeira semana continuar de onde paramos, que foram nas atividades para trabalhar alguns déficits da dislexia!
Então vamos nesta postagem trabalhar o seguinte déficit: Frases confusas, com migração de letras nas palavras. Exemplo: "A gata preta predeu o filhote", em vez de "A gata preta perdeu o filhote".
Trabalho com jogo: Jogos de botão
Para jogar, a criança precisa discriminar visualmente o botão que faz parte do seu time, e principalmente, lançar o botão na direção certa. É uma atividade rica em coordenação visuo-motora, mas que trabalha muito a discriminação específica. Ao se embaralhar nas jogadas, situação comum no jogo de botão, a criança para tentar acertar terá de organizar estratégias acertativas, favorecendo a condição da percepção e a consciência das ações e palavras. As bolinhas de gude também são excelentes preditores de percepção.
Brinquedos: visuo-motor
Os brinquedos que favorecem a discriminação visual, também favorecem a discriminação da percepção auditiva e a consciência fonológica. Há diferentes tipos comerciais e, geralmente, consistem na apresentação de diversas figuras para a criança colocar na ordem. Por exemplo, apresentar figuras de acordo com as posições corporais, quantidade, numerais, cores e algumas figuras sem pares combinantes (essas figuras sem pares combinantes aparecem no brinquedo com a intenção de confundir a percepção). Ao brincar, a criança motivada pela intenção de acertos, ela vai tentando perceber as diferenças e assim vai trabalhando o cérebro.
Brincadeiras: Trava-línguas
O desafio é falar rápido sem enrolar a língua. No caso da criança o desafio será de repetir falando corretamente, não precisando ser rápido.
Sugestões: Brinque junto e demonstre a alegria de participar da atividade. No caso do trava-línguas, comece com um bem simples de três palavras e, depois, vá progredindo sucessivamente. O desafio para a criança com este déficit é o de perceber e ter consciência da troca de palavras. Um sintoma comum nos disléxicos é trocar as letras e palavras com sons semelhantes.
Beijos a todos e até a próxima postagem!!
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