quinta-feira, 21 de março de 2013

Déficit da dislexia: Impulsividade no agir. Como trabalhar?


Através de jogos: Jogos de esperar a vez.
Como, por exemplo, o jogo do Macaco Simão, onde uma pessoa é o líder e as ordens dele devem ser executadas somente quando forem precedidas pela frase: “Macaco Simão...”. As crianças que executarem as ordens que não forem precedidas por esta frase serão eliminadas e/ou pagarão prendas. Este tipo de atividade faz com que a criança com impulsividade busque o autocontrole, motivada pelo desejo de acertar no jogo. Porém, é preciso observar se a mesma está conseguindo, para não correr o risco de causar mais frustração, característica comum da falta de controle.


Através de brinquedos: blocos lógicos.
São recursos que promovem a interatividade a sociabilidade e, também, o ato de controle da atenção. Este brinquedo tem como característica um processo, isto é, precisa de tempo, e o passo a passo leva à ação da brincadeira, desenvolvendo o controle interno.


Através de brincadeiras: brincadeiras de escutar e executar.
Há uma gama de brincadeiras que promovem a concentração e a atenção. No geral as brincadeiras que precisam de uma escuta apurada, como, por exemplo, a brincadeira de “escutar e procurar”, onde a criança de olhos vendados chama pelo nome de um colega que esteja presente na sessão, e o colega responde de onde estiver. A seguir, a criança com os olhos vendados tentará localizar o colega que respondeu ao chamado. Esse tipo de brincadeira auxilia a criança a discriminar a percepção auditiva e, para isso, exige certa concentração que ela procurará desenvolver para continuar brincando.


Sugestões: crianças com sintomas de impulsividade, no geral, precisam de atividades lúdicas que tenham respostas rápidas. Elas evitam atividades com retorno tardio e, por isso, as atividades em que o resultado seja originado de um processo precisam ser bastante estimuladoras para que elas continuem e se automotivem a continuar brincando.


Beijos a todos. Até a próxima postagem. 
E lembrem-se: as atividades aqui publicadas são sugestões. Servem como base que vocês podem adaptar, como luz para clarear ideias pessoais. : )



                                                                                                                                   (blocos lógicos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário