Jogo: Jogos de palavras, números
e/ou desenhos.
Há jogos específicos para
desenvolver o vocabulário, estimulando a fluência verbal. Todo jogo em que o
individuo precise nomear algo, seja um desenho ou uma palavra começando pelas
palavras que ele conhece, o ajudará a ampliar o seu repertório verbal. Exemplo:
a procura da palavra: a criança e/ou adulto pensa em uma palavra e desenha na
lousa o que represente aquela palavra para as outras adivinharem. É importante
que a pessoa passe pelos dois momentos: um de pensar na palavra para desenhar e
pelo de momento de tentar descobrir qual o nome da figura. Ambos trabalham a
memória e a fluência verbal, mas as demandas são diferentes: no primeiro caso,
a pessoa já tem a resposta, visto que ela que está desenhando. No segundo caso,
a demanda é maior, porque é uma demanda externa, que vem do outro, onde ela vai ter que dizer o nome da figura ou
do número em um certo espaço de tempo.
Brinquedo: dado das figuras.
Jogue o dado e, na figura que
cair, a pessoa deverá pronunciar o nome corretamente e dizer outra palavra que
tenha alguma associação com a palavra que saiu no dado. Exemplo: o dado caiu do
lado da figura mesa. Se na outra rodada cair na figura mesa novamente, ela
deverá falar uma palavra que tenha associação com a mesa, como cadeira.
Brincadeiras: adivinhação de
palavras/sequência de palavras.
Uma boa brincadeira é imitar algo
e pedir que a criança adivinhe o que é. Este exercício contribui muito para a
criança nomear corretamente as palavras. Outra opção são as brincadeiras de
sequência. Exemplo: a viagem da titia:
uma pessoa começa dizendo: “Minha tia veio da América e trouxe um rádio”, o
seguinte diz: “Minha tia veio da América e trouxe um rádio e um livro”.
Sugestão para o terapeuta:
Repita junto com a criança as
palavras que ela apresenta dificuldade. Mesmo quando muito pequenos ainda, não
apenas o terapeuta mas também os pais devem nomear corretamente o nome dos
objetos e coisas que estão em volta da criança.
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