segunda-feira, 8 de abril de 2013

Déficit da dislexia: confusão no uso de palavras que indicam direção, como dentro/fora, em cima/embaixo, direita/esquerda. Como trabalhar?


Jogos: jogo de percurso.
Use este tipo de jogo para ensinar direção e senso de organização. Desenhe você mesmo junto com a criança o percurso por onde vão passar durante a brincadeira e use palavras que indicam direção como dentro/fora, em cima/embaixo, direita/esquerda. Lembre-se de que precisará de um dado para saber quantas casas andará.

Brinquedo: bonecas e carrinhos, bicicletas e outros.
Estes brinquedos trabalham o senso de direção e ordem. No caso da boneca, quando uma criança está com sua boneca e precisa vesti-la ou dar-lhe banho, conceitos como vestir a parte de cima ou vestir a parte de baixo podem ser trabalhados, bem como lavar o lado direito do corpo e lavar o lado esquerdo. O carrinho também é um facilitador das noções de dentro/fora, esquerda/direita. Bem como a bicicleta pode trabalhar conceitos de em cima/embaixo, direita/esquerda.

Brincadeiras: músicas.
Há uma diversidade de músicas que trabalham de forma muito interessante a ideia de dentro versus fora, direita versus esquerda, aberto versus fechado, como por exemplo, a música da janelinha: “A janelinha abre quando está chovendo e a janelinha fecha quando o sol está aparecendo, pra lá (esquerda), pra cá (direita), pra lá, pra cá, pra lá”. Por meio das melodias e dos gestos, aos poucos, as crianças vão internalizando estes conceitos cotidianos.
Sugestões para o terapeuta:
Procure orientar aos pais a se dirigir à criança usando os termos que indicam direção no dia-a-dia. Exemplo, quando estiver dirigindo, caminhando ou realizando uma atividade com a criança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário