Jogos: jogo de percurso.
Use este tipo de jogo para
ensinar direção e senso de organização. Desenhe você mesmo junto com a criança
o percurso por onde vão passar durante a brincadeira e use palavras que indicam
direção como dentro/fora, em cima/embaixo, direita/esquerda. Lembre-se de que
precisará de um dado para saber quantas casas andará.
Brinquedo: bonecas e carrinhos,
bicicletas e outros.
Estes brinquedos trabalham o
senso de direção e ordem. No caso da boneca, quando uma criança está com sua
boneca e precisa vesti-la ou dar-lhe banho, conceitos como vestir a parte de
cima ou vestir a parte de baixo podem ser trabalhados, bem como lavar o lado
direito do corpo e lavar o lado esquerdo. O carrinho também é um facilitador
das noções de dentro/fora, esquerda/direita. Bem como a bicicleta pode
trabalhar conceitos de em cima/embaixo, direita/esquerda.
Brincadeiras: músicas.
Há uma diversidade de músicas que
trabalham de forma muito interessante a ideia de dentro versus fora, direita
versus esquerda, aberto versus fechado, como por exemplo, a música da janelinha:
“A janelinha abre quando está chovendo e a janelinha fecha quando o sol está
aparecendo, pra lá (esquerda), pra cá (direita), pra lá, pra cá, pra lá”. Por meio
das melodias e dos gestos, aos poucos, as crianças vão internalizando estes
conceitos cotidianos.
Sugestões para o terapeuta:
Procure orientar aos pais a se
dirigir à criança usando os termos que indicam direção no dia-a-dia. Exemplo,
quando estiver dirigindo, caminhando ou realizando uma atividade com a criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário