sexta-feira, 31 de maio de 2013

Memórias!

Olá fadas e elfos do Jardim de Brigid, começaremos esta semana falando sobre memória! Serão várias postagens sobre memória, as principais patologias e como elas afetam a memória, bem como algumas vivências e atividades para trabalhar esse componente cognitivo.
Então para iniciar, é importante conceituar o que é memória e quais os tipos. Memória é uma das principais funções cognitivas do homem. É a habilidade que possuímos de armazenar informações e conhecimentos sobre o mundo e sobre nós mesmos. A memória é fundamental tanto para o desenvolvimento da linguagem quanto para o processo de reconhecimento de pessoas e objetos do dia-a-dia, para termos consciência de quem somos e da continuidade de nossas vidas. Sem a memória seria como se começássemos uma nova vida a cada momento, sem podermos nos valer do aprendizado anterior.
A memória pode ser classificada de acordo com diferentes aspectos, como seu tempo de duração e seu conteúdo.


Classificação de acordo com o tempo de duração:
  • Memória de longa duração (longo prazo)
São aquelas que demoram a ser consolidadas, mas das quais se podem recordar dias, meses, ou anos depois de armazenadas.

  • Memórias de curta duração (curto prazo)
São aquelas que duram poucas horas, justamente o tempo necessário para a consolidação das memórias de longa duração. A memória de curta duração requer que a informação seja mantida na mente. Quando alguém quer guardar um número de telefone por um tempo, fica repetindo esse número por um tempo para si mesmo. A memória de curta duração, que dura de minutos a poucas horas, serve para proporcionar a continuidade do sentido de presente.


Classificação de acordo com o conteúdo:

  • Memórias declarativas (explícitas)
São memórias que estão disponíveis para declaração consciente. É o tipo de memória verbal, ou seja, pode ser verbalizada ou declarada. Registra fatos, eventos ou conhecimentos e é chamada declarativa porque os indivíduos podem declarar e relatar como as adquiriram. São subdivididas em episódicas e semânticas.

1.      Episódicas: relacionam-se a eventos assistidos dos quais o indivíduo participou. As lembranças de momentos importantes, de um rosto ou de um filme são exemplos de memória episódica. São autobiográficas.
2.       Semânticas: referem-se  aos conhecimentos de língua portuguesa, psicologia, fonoaudiologia, por exemplo, ou ainda ao perfume das flores. Pode-se lembrar dos episódios por meio dos quais foram adquiridas as memórias semânticas: a aula de determinada matéria, a última vez que sentiu o perfume de uma rosa, o dia em que um poema ou verso foi memorizado.


  • Memória não-declarativa (implícita)
Nem toda memória é consciente. A cada momento memorizam-se muito mais coisas do que se percebe. Essa memória “latente”, pré-consciente, é a memória não declarativa ou implícita. São subdivididas em memória de trabalho, de procedimentos e emocional.

1.       Memória de trabalho: a memória de trabalho é a interface entre a percepção da realidade pelos sentidos e a formação ou evocação das memórias. A memória de trabalho é “on-line” e dura segundos ou poucos minutos. Um bom exemplo é a memória de um número de telefone, que alguém diz e se esquece logo depois de discá-lo.


2.       Memória de procedimentos: a memória de procedimentos refere-se às capacidades ou habilidades motoras sensoriais e é chamada de hábito. Exemplo: andar de bicicleta e nadar. É difícil declarar que se dispõe de tais memórias; para demonstrar deve-se de fato andar de bicicleta ou nada por exemplo.


3.       Memória emocional: a memória emocional é o aprendizado adquirido pelo condicionamento ao medo, por exemplo. Assim, não é um aprendizado declarativo. Ele é mediado por um sistema que pode operar de modo independente do conhecimento consciente. Isso não significa que não se tem acesso direto às memórias emocionais, significa apenas que se tem acesso às consequências.

O conteúdo teórico sobre memória está sendo retirado do livro: Memória na prática da terapia ocupacional e da fonoaudiologia, de Carvalho e Peixoto, da editora Rubio.
 Beijos a todos e até a próxima postagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário