sábado, 29 de setembro de 2012

O que é esse tal Método Son-Rise?

 

Olá fadas e elfos desse jardim! Por ter recebido alguns emails com dúvidas sobre o Método Son-Rise, pra que ele serve, qual o objetivo, resolvi escrever um post para falar um pouco sobre ele.

 

As caracteristicas do programa

 

  • O método Son-Rise foi desenhado para ajudar pais e profissionais que lidem com crianças, independentemente da idade e com um leque variado de dificuldades de desenvolvimento, sendo as mais comuns, as perturbações comportamentais dentro do espectro autista.

É um método centrado na criança (ou no adulto) com autismo. Isto significa que o tratamento tem início na busca de uma profunda compreensão e genuína apreciação da criança, de como ela se comporta, interage e se comunica, assim como de seus interesses. O Programa Son-Rise descreve isto como o “ir até o mundo da criança”, buscando fazer a ponte entre o mundo convencional e o mundo desta criança em especial. Com esta atitude, o adulto facilitador vê a criança como um ser único a ser respeitado, não como alguém que precisa “ser consertado”, e pergunta-se, “como eu posso me relacionar e me comunicar melhor com essa criança?”.

No Programa Son-Rise, toda a aprendizagem acontece no contexto de uma interação divertida, amorosa e dinâmica. A ênfase está na diversão. O mesmo aplica-se para o trabalho com um adulto. As atividades são adaptadas para serem motivadoras e apropriadas ao estágio de desenvolvimento específico do indivíduo, qualquer que seja sua idade, por isso as atividades do blog são divididas de acordo com o estágio em que a criança se encontra, para que o terapeuta identifique tal estágio e selecione a atividade.

Como identificar o estágio em que a criança se encontra? Para isso, basta no final do blog onde tem todos os posts anteriores e clicar em “Agosto”. Volte ao final da página e procure pelo post com o nome “Atividades para crianças com espectro autista”. Lá vão encontrar um link anexo com o material para realizar tal avaliação.

Depois de identificar, basta selecionar as atividades para aquele estágio aqui mesmo pelo blog.

Para saber mais sobre o autismo, sugiro que acessem o site www.vencerautismo.org

Beijos a todos. Espero que tenham gostado e que tenham tirado suas dúvidas.

Lendo lábios!

 

Atividade do estágio 4 do Método Son-Rise

Objetivo: conseguir manter um período de atenção compartilhada de 20 minutos ou mais.

Materiais: 20 cartões, canetas, caixa/sacola e papel.

Como brincar: prepare uma pilha de aproximadamente 20 cartões com uma palavra escrita em cada um deles. Se a criança ainda não souber ler, prepare cartões com imagens ao invés de palavras. Misture os cartões e coloque-os em uma sacola ou caixa. Pegue um cartão, mas não mostre à criança a palavra escrita nele. Gesticule a palavra com a boca sem usar sua voz e veja se ela consegue ler seus lábios. Se ela conseguir, peça-lhe para lhe dizer o que você disse!

Variação: se a criança gostar de competição, mantenha uma contagem de pontos. Por exemplo, dê duas chances para adivinhar uma palavra e um ponto para cada resposta correta. A primeira pessoa a chegar a 10 pontos é o ganhador!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Faça uma cara!

Atividade do estágio 4 - Método Son-Rise

Objetivo: compreender e utilizar sinais sociais básicos (expressões faciais, tom de voz e expressão corporal)

Materiais: 7 a 10 cartões, canetas, câmera digital e caixa/sacola

Como brincar: prepare 5 a 7 cartões, com diferentes sentimentos escritos nele. Por exemplo, você pode escrever “surpreso”, “animado”, “cansado”, "assustado" . Coloque os cartões em uma caixa ou sacola e misture-os. Pegue um cartão e leia-o em voz alta e peça à criança para fazer a correspondente expressão facial. Use uma câmera digital para tirar fotos dela, quando ela atuar os sentimentos. Continuem brincando até terem utilizado todos os cartões. Mais tarde, imprima as fotos e rotule cada uma com o sentimento que estiver sendo representado.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Fazendo o meu cardápio!

Atividade do estágio 4 - Método Son-Rise

Objetivo: responder a perguntas simples que requeiram a opinião da criança na resposta.

Materiais: 5 pratos de papel, fotos de comida e fita adesiva

Como brincar: escolha 15 fotos de diversas comidas de revista ou da internet. Inclua 5 fotos de legumes e verduras, 5 de pratos principais e 5 de sobremesas. Cole com fita adesiva as fotos de legumes e verduras em uma parede da sala, as fotos dos pratos principais em outra parede, e as fotos de sobremesa em outra parede. Pegue 5 pratos de papel e coloque um sobre a mesa e os outros 4 na prateleira. Peça à criança para escolher uma foto de verdura/legume que ela gostaria de ”comer” e peça para colá-la no prato de papel. Então, pergunte a ela qual prato principal ela acha que combinaria com aquele legume/verdura e cole aquela foto no prato. Termine a “refeição” perguntando-lhe qual sobremesa combinaria com a refeição por ela criada e cole-a no prato. Continue até a criança ter criado 5 combinações de refeições, em 5 pratos diferentes. Quando tiverem acabado com o cardápio, brinquem de uma atividade no restaurante no qual a criança serve a você as diferentes refeições  imaginárias criadas por ela.

 

domingo, 23 de setembro de 2012

Feliz primavera!

 

"A primavera é uma boa época para renovar o espírito, assim como as flores se renovam. É onde o sol é mais bonito, onde eu posso ser eu. Na primavera os sonhos são possíveis e o amor é infinito!”.

23 de setembro - Início da primavera

 

E para marcar este dia, sugiro uma atividade que é: aprendendo com as borboletas.

Nesta atividade, confeccionamos borboletas de garrafa pet. Se o terapeuta quiser graduar a atividade, já pode deixar a borboleta riscada e recortada da garrafa, onde o cliente poderá apenas escolher as cores e pintá-las. Caso queira trabalhar componentes específicos tais como: coordenação motora grossa e fina, atenção, início e término de atividades, entre outros componentes implícitos à atividade, pode deixar que o paciente realize todas as etapas: desde o desenho, até o recorte e pintura. A tinta a ser utilizada deve ser a acrílica ou vitral.

Depois pode ser levantada uma discussão acerca das transformações que sofremos ao longo da vida, assim como as borboletas que sofrem metamorfose e passam de lagartas, saem do casulo e transformam-se em lindos animais com asas.

Você ainda pode levar um texto ou um poema que fale sobre borboletas, estimulando assim a capacidade do cliente de ler e debater textos informativos e poéticos.

 Lembrando que as borboletas são seres especiais, que alegram e iluminam vários jardins ao visitar esse lugares, ao visitar cada casa. Então que tal esta atividade em um grupo familiar, para que a gente reflita como está o nosso papel dentro da família, se estamos levando alegrias, ou apenas dores. Com o passar do tempo, com nossas metamorfoses, nos tornamos melhores ou piores do que éramos? A todos fica a reflexão.

Esta foi a atividade sugerida para esse dia tão especial! A partir de amanhã, retornaremos às atividades do estágio 4 do Método Son-Rise.

Beijinhos a todos!

sábado, 22 de setembro de 2012

Manhã e noite

Ebaaaaaaa, depois de passar dias publicando as atividades do estágio 3, finalmente chegamos às atividades do estágio 4 do Método Son-Rise.

E vamos começar com a atividade Manhã e noite!

Objetivo: responder/fazer perguntas, fazer relatos sobre acontecimentos passados e futuros.

Materiais: cartolina, caixa de papelão quadrada, canetas, papel e fita adesiva

Como brincar: faça um gráfico com uma imagem do sol na parte superior e uma imagem de lua na parte inferior. Desenhe três quadradinhos em branco ao lado de cada desenho e cole o gráfico com fita adesiva na parede, à vista da criança. Pegue uma caixa de papelão e faça um sol em três lados (indicando a manhã), e nos outros três lados faça uma lua (indicando a noite). Peça à criança para jogar a caixa para cima e veja em que lado cai. Se a caixa cair na “manhã”, pergunte a ela: “o que você fez de manhã?”. Peça que sua criança pense e atue essa atividade matutina (como escovar os dentes), enquanto você tenta adivinhar o que ela está representando. Se a caixa cair na “noite”, então lhe pergunte: “o que você vai fazer a noite?”. Após você ter adivinhado a atividade que ela atuar, preencha o gráfico. Revezem-se atuando e adivinhando até o gráfico estar completo.

 

beijinhos!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Meu jogo de memória!

Atividade do estágio 3 – Método Son-Rise

Objetivo:  jogar um jogo com regras simples

Motivação: combinar imagens de pessoas que a criança goste

Materiais: fotos de 5 amigos/membros da família (2 de cada)

Como brincar: tire ou ache fotos de 5 membros da família ou amigos que sejam importantes para a criança. Faça duas cópias de cada imagem (ou utilize duas fotos diferentes da mesma pessoa), junte-as todas e misture-as bem. Coloque-as com o lado da imagem para baixo e revezem-se tentando achar as duas imagens iguais (ou as duas imagens da mesma pessoa). Continuem brincando até terem pareado todas as imagens. Ganha quem encontrar mais pares.

 

Com esta atividade é possivel trabalhar entre outros componentes:

  • Memória

  • Reconhecimento

  • Categorização

  • Aprendizado

  • Generalização

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Passe o objeto

 

Atividade do estágio 3 - Método Son-Rise

 

Objetivo: Usar a imaginação/interpretação de um papel

Materiais: 5 a 6 utensílios domésticos e uma sacola

Como brincar: encha uma sacola com 5 a 6 utensílios domésticos, e coloque-a na prateleira. Os utensílios podem ser tão simples quanto um garfo ou uma garrafa plástica. Tire um objeto por vez e passe-o para a criança. Explique que cada vez que o objeto passar de um para o outro, a pessoa que estiver segurando-o deve sugerir e imitar uma nova forma de utilizá-lo. O objetivo é encontrar tantas maneiras quantos forem possíveis de usar um simples utensílio doméstico. Por exemplo, uma tigela pode ser usada como chapéu, tambor ou sapato engraçado! Veja quantas ideias vocês juntos conseguem ter para cada objeto. Alternativamente, você pode querer fixar uma meta para cada item (por exemplo, 3 ideias por objeto). Continuem a atividade até terem usado todos os objetos.

 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Charada de animais!


Atividade do estágio 3 – Método Son-Rise

Materiais: 10 a 12 cartões com animais e caixa

Objetivo: usar a imaginação/interpretação de um papel

Como brincar: prepare  um maço de cartões com imagens ou nomes de animais. Coloque os cartões em uma caixa. Explique para a criança que você vai imitar o animal da carta que você pegar e ela terá de adivinhar qual animal você é. Vocês podem se revezar atuando e adivinhando. Continuem até que todos os cartões tenham sido utilizados.

Dica: se a criança for muito motivada por competição, faça contagem de pontos. Pontos podem ser ganhos ao se adivinhar o animal corretamente. Veja quem ganha!

 

 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Vamos pescar!

 

Atividade do estágio 3 - Método Son-Rise

 

Objetivo: período de atenção compartilhada de 9 minutos ou mais

Materiais: 5 a 8 cartões em branco, vara longa, canetas, ímãs, barbante, fita/cola, bambolê

Como brincar: crie uma vara de pesca amarrando uma ponta do barbante em uma vara longa e a outra em um ímã. Corte 5 a 8 formas de peixe em cartões em branco. Cole um ímã em cada um dos peixes, de um lado. No outro lado, escreva uma atividade que a criança gosta de fazer (por exemplo, ganhar uma massagem, ou brincar de pega! Você pode criar um circuito com essa atividade). Faça um “lago de pesca” colocando o bambolê no chão. Coloque todos os peixes dentro do “lago bambolê”, com o lado do ímã para cima. Segure a vara de pesca de forma que o ímã fique pendurado para baixo. Vocês podem se revezar do lado de fora do lago tentando pegar os peixes com a vara magnética. Cada vez que um peixe for pescado, leia a atividade no verso e façam-na juntos. Continuem até pescarem todos os peixes.

Dica: se a criança se distrair facilmente com a vara de pesca, coloque-a na prateleira entre uma vez e outra. Se o grupo de peixes no chão parece distrai-la, então ponha um peixe no lago de cada vez!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

 

 

Gostaria de agradecer ao pessoal que tem acessado o blog de Terapia Ocupacional e que tem respondido a enquete. A opinião de vocês é muito importante para saber o que estão achando dele, ajudando assim a conduzi-lo! E para quem não votou ainda, vota lá! Basta clicar e deixar sua opinião! Não deixem de votar :) 

beijinhos a todos

Tudo misturado!!

Atividade do estágio 3 – Método Son-Rise

Objetivo: período de atenção compartilhada de 9 minutos ou mais

Materiais: 5 a 7 imagens impressas, fita adesiva

Como brincar: Escolha 5 a 7 imagens de objetos favoritos da criança e arranje-os em fila. Cole-os com fita adesiva na parede, à vista da criança mas fora de seu alcance. Peça-lhe para olhar atentamente para as imagens e para tentar lembrar-se da ordem em que elas estão. Peça-lhe para fechar os olhos ou virar de costas e contar até cinco. Enquanto ela não estiver olhando, misture a ordem das imagens. Quando ela abrir os olhos, peça para lhe dizer como colocar as imagens de volta na ordem original. Uma vez na ordem original, misture-as novamente e faça tudo outra vez (ou crie uma nova ordem com as imagens).

Dica: comece com poucas imagens (3 a 4) e vá adicionando outras de acordo com a habilidade da criança.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O que há detrás da imagem??

Atividade do estágio 3 - Método Son-Rise

Objetivo: Fazer perguntas com “o que”

Materiais: 5 imagens, fita adesiva e cadeira

Como brincar: Imprima 5 imagens que motivem muito a criança (comida, trens, animais, ou imagens do seu personagem favorito) e enumere cada imagem no verso. Arranje as imagens em sequência deixando somente os números aparecerem. Cole as imagens com fita adesiva na parede à vista da criança, mas fora de seu alcance. Peça-lhe para sentar em uma cadeira determinada, e incentive-a a perguntar: “o que tem atrás da imagem 1?” após ela ter respondido a pergunta, pule e vire a imagem para que ela possa ver o que é. Dê vida à imagem de uma forma animada e engraçada, por exemplo, fingindo comer a imagem do sorvete ou falando com a voz do seu personagem favorito à mostra naquela página. Continue até todas as imagens terem sido viradas.

Variação: você pode brincar da mesma atividade utilizando perguntas com “quem”, ao colar fotos de pessoas da família ao invés de figuras!

Essa atividade também pode ser adaptada para outras faixas etárias, para trabalhar reabilitação cognitiva e pode ser graduada quanto ao nível de dificuldade, podendo trabalhar reconhecimento de pessoas ou objetos de diferentes ângulos: de trás, de lado, de cima, de frente...



Espero que tenham gostado!

Beijinhos a todos

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Uma sacola de surpresas!

Atividade do estágio 3 - Método Son-Rise 

Objetivo: Responder a perguntas com “Onde”

Materiais: sacola de papel, 10 a 12 utensílios domésticos, 3 caixas de papelão

Como brincar: Encha uma sacola de papel grande com 10 a 12 utensílios domésticos simples, tirados de diferentes partes da casa. Por exemplo, você pode escolher uma colher/espátula/avental (cozinha), um pote de xampu/escova de dentes/ rolo de papel higiênico (banheiro), e pijama/ursinho de pelúcia/cobertor (quarto). Pegue três caixas de papelão vazias e cole uma imagem de uma parte da casa em cada caixa. Por exemplo: a primeira caixa pode mostrar o banheiro; a segunda caixa, a cozinha; e a terceira caixa, o quarto. Coloque a sacola de papel na prateleira e mostre à criança um item de cada vez. Pergunte-lhe: Onde é que isto vai?? Quando ela adivinhar corretamente, atua uma cena engraçada utilizando o material. Você pode fingir lava seu cabelo enquanto canta no chuveiro, ou escovar os dentes, a língua e os lábios de forma animada e engraçada. Dê então o objeto a ela e peça para pô-lo na caixa certa. Continue até ter esvaziado a sacola de papel.

Obs: Essa atividade pode ser adaptada para ser trabalhada enquanto reabilitação cognitiva, uma vez que trabalha memória, reconhecimento, generalização, entre outros componentes.

 

 

sábado, 8 de setembro de 2012

Advinhe o quê??

 

 Atividade do estágio 3 - Método Son-Rise

 

Objetivo: Responder a perguntas com "o quê"

 

Materiais: Saco/caixa, 10 a 12 imagens

 

Como brincar: Escolha 10 a 12 imagens de revistas ou da internet, de animais, brinquedos, ou diferentes tipos de comida. Coloque as imagens dentro de um saco ou caixa e as misture. Pegue uma mas não mostre à criança. Descreva-a para ela oferecendo três pistas e então, lhe pergunte: "o que é?". Quando ela advinhar corretamente, revele a imagem! Continue até tê-lo feito com todas as imagens!

 

Esta é uma atividade-chave, que você pode trabalhar com outras faixas etárias, abordando os seguintes componentes de desempenho:

 

  • Memória

  • Espectro de atenção

  • Reconhecimento

  • Categorização

  • Formação do conceito

 

boa atividade a todos!




quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Ajudando o senhor Batata a se vestir

 

Atividade do estágio 3 - Método Son-Rise

 

Objetivo: Falar em frases de 4 a 5 palavras

 

Materiais: cartolina, papel, tesoura, fita adesiva, canetinhas

 

Como brincar: Faça um desenho do senhor Batata e recorte roupas e acessórios engraçados de papel (óculos, chapéus, duas calças, duas camisas, dois pares de sapatos...) Cole com fita adesiva o corpo do senhor Batata na parede. Cole as roupas/acessórios separadamente, assegurando-se de que estejam fora do alcance da criança, mas facilmente visíveis. Incentive a criança a escolher um acessório/roupa para o senhor Batata e que utilize uma frase de 4 a 5 palavras para pedir (por exemplo, "eu quero uma camisa vermelha"). Cole então o acessório/peça de roupa no senhor Batata. Continue até o senhor Batata estar completamente vestido. Então, dispa-o e comece novamente (ou recomece utilizando uma senhora Batata!)



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Salão do cabelo engraçado

 

Olá pessoal, partiremos agora para as atividades indicadas às crianças que encontram-se no estágio 3 do desenvolvimento de acordo com o Método Son-Rise!

E a primeira atividade desse estágio será:

 

Salão do cabelo engraçado

 

Objetivo da atividade: Falar em frases de 4  a 5 palavras.

 

Motivação: palhaçadas/humor físico, controle, estilos de cabelo

 

Materiais: acessórios de cabelos

 

Como brincar: Monte um "salão de cabeleireiro" com um pente/escova e muitos tipos diferentes de grampos, fivelas, elásticos, faixas... Cole os acessórios de cabelo com fita adesiva na parede, de forma que a criança os veja mas não possa alcançá-los. Peça a ela para lhe dizer o que quer, com uma frase de 4 a 5 palavras (por exemplo, eu quero o grampo azul). Use então o acessório para pentear e prender o cabelo dela de formas engraçadas. Quando tiver acabado, olhe no espelho e tire uma foto com a câmera digital!

 

Dica: se a criança não quiser que você penteie o cabelo dela, ela pode usar uma frase de 4 a 5 palavras para lhe dizer o que quer fazer no seu próprio cabelo (por exemplo: coloque a fita rosa no cabelo)

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Cubo carinhoso

 

Atividade do estágio 2 - Método Son-Rise

 

Objetivo: Permitir contato físico e demosntação física de afeto

 

Materiais: Caixa de papelão quadrada, imagens e fita adesiva

 

Como brincar: Pegue uma caixa de papelão quadrada e cole imagens de diferentes tipos de contato físico em cada lado da caixa. Por exemplo, você pode escolher uma imagem de pessoas se abraçando, fazendo cócegas, fazendo uma massagem, ou tocando na cabeça de uma criança. Peça à criança para rolar o cubo e fazer aquilo que "sair" no cubo.