sábado, 29 de setembro de 2012

O que é esse tal Método Son-Rise?

 

Olá fadas e elfos desse jardim! Por ter recebido alguns emails com dúvidas sobre o Método Son-Rise, pra que ele serve, qual o objetivo, resolvi escrever um post para falar um pouco sobre ele.

 

As caracteristicas do programa

 

  • O método Son-Rise foi desenhado para ajudar pais e profissionais que lidem com crianças, independentemente da idade e com um leque variado de dificuldades de desenvolvimento, sendo as mais comuns, as perturbações comportamentais dentro do espectro autista.

É um método centrado na criança (ou no adulto) com autismo. Isto significa que o tratamento tem início na busca de uma profunda compreensão e genuína apreciação da criança, de como ela se comporta, interage e se comunica, assim como de seus interesses. O Programa Son-Rise descreve isto como o “ir até o mundo da criança”, buscando fazer a ponte entre o mundo convencional e o mundo desta criança em especial. Com esta atitude, o adulto facilitador vê a criança como um ser único a ser respeitado, não como alguém que precisa “ser consertado”, e pergunta-se, “como eu posso me relacionar e me comunicar melhor com essa criança?”.

No Programa Son-Rise, toda a aprendizagem acontece no contexto de uma interação divertida, amorosa e dinâmica. A ênfase está na diversão. O mesmo aplica-se para o trabalho com um adulto. As atividades são adaptadas para serem motivadoras e apropriadas ao estágio de desenvolvimento específico do indivíduo, qualquer que seja sua idade, por isso as atividades do blog são divididas de acordo com o estágio em que a criança se encontra, para que o terapeuta identifique tal estágio e selecione a atividade.

Como identificar o estágio em que a criança se encontra? Para isso, basta no final do blog onde tem todos os posts anteriores e clicar em “Agosto”. Volte ao final da página e procure pelo post com o nome “Atividades para crianças com espectro autista”. Lá vão encontrar um link anexo com o material para realizar tal avaliação.

Depois de identificar, basta selecionar as atividades para aquele estágio aqui mesmo pelo blog.

Para saber mais sobre o autismo, sugiro que acessem o site www.vencerautismo.org

Beijos a todos. Espero que tenham gostado e que tenham tirado suas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário