terça-feira, 11 de setembro de 2012

O que há detrás da imagem??

Atividade do estágio 3 - Método Son-Rise

Objetivo: Fazer perguntas com “o que”

Materiais: 5 imagens, fita adesiva e cadeira

Como brincar: Imprima 5 imagens que motivem muito a criança (comida, trens, animais, ou imagens do seu personagem favorito) e enumere cada imagem no verso. Arranje as imagens em sequência deixando somente os números aparecerem. Cole as imagens com fita adesiva na parede à vista da criança, mas fora de seu alcance. Peça-lhe para sentar em uma cadeira determinada, e incentive-a a perguntar: “o que tem atrás da imagem 1?” após ela ter respondido a pergunta, pule e vire a imagem para que ela possa ver o que é. Dê vida à imagem de uma forma animada e engraçada, por exemplo, fingindo comer a imagem do sorvete ou falando com a voz do seu personagem favorito à mostra naquela página. Continue até todas as imagens terem sido viradas.

Variação: você pode brincar da mesma atividade utilizando perguntas com “quem”, ao colar fotos de pessoas da família ao invés de figuras!

Essa atividade também pode ser adaptada para outras faixas etárias, para trabalhar reabilitação cognitiva e pode ser graduada quanto ao nível de dificuldade, podendo trabalhar reconhecimento de pessoas ou objetos de diferentes ângulos: de trás, de lado, de cima, de frente...



Espero que tenham gostado!

Beijinhos a todos

2 comentários:

  1. As atividades sugeridas podem ser usadas por professores da educacão infantil e 1º ciclo, são interessantes, envolventes que estimulam a curiosidade e a memória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem sim. E por isso que cada vez mais terapeutas ocupacionais estão sendo inseridos no âmbito educacional, para que haja uma melhor utilização dessas atividades.

      Excluir