segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Formação conceitual para crianças

 


MATERIAL: Giz

DESENVOLVIMENTO: O terapeuta deverá traçar no chão, com o giz, um grande círculo, duas linhas retas (uma maior e outra menor), duas cruzes (bem distantes), e outras formas geométricas. As crianças deverão iniciar a atividade dentro do círculo e, ao comando do coordenador, dirigir-se ao local determinado. Comandos:

"Fora!" - todos deverão ficar fora do círculo;

"Dentro!" - todos deverão ficar dentro do círculo;

"Maior!" - todos deverão correr para a linha maior;

"Menor" - todos deverão correr para a linha menor;

"Círculo" - todos deverão correr para o circulo;

"Triângulo" - todos deverão correr para o triângulo;

"Quadrado" - todos deverão correr para o quadrado;

"Cruz!" – todos deverão correr para a cruz.


ADAPTAÇÕES:  Se preferir, pode substituir o desenho em giz por formas feitas e recortadas em papel cartão grande e colorido. Pode-se fazer uso de variações quanto à textura do papel.

Caso seja possivel utilize também tecidos, que oferecem maior variedade quanto à textura, e assim o terapeuta pode trabalhar:

  • Processamento sensorial tátil

  • Processamento sensorial visual

  • Processamento sensorial auditivo

  • Constância de forma

  • Reconhecimento

  • Atenção

  • Formação conceitual

  • Aprendizado

 

É importante que a criança esteja descalça para que a estimulação sensorial aconteça a partir dos pés.

 

Esta atividade é interessante para  intervenção  junto às crianças com dificuldades de aprendizagem, crianças com hipersensibilidade tátil, que possui alteração na marcha devido à não aceitação do estímulo tátil nos pés, ou como estímulo no desenvolvimento infantil para formação conceitual.





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