Formação conceitual para crianças
MATERIAL: Giz
DESENVOLVIMENTO: O terapeuta deverá traçar no chão, com o giz, um grande círculo, duas linhas retas (uma maior e outra menor), duas cruzes (bem distantes), e outras formas geométricas. As crianças deverão iniciar a atividade dentro do círculo e, ao comando do coordenador, dirigir-se ao local determinado. Comandos:
"Fora!" - todos deverão ficar fora do círculo;
"Dentro!" - todos deverão ficar dentro do círculo;
"Maior!" - todos deverão correr para a linha maior;
"Menor" - todos deverão correr para a linha menor;
"Círculo" - todos deverão correr para o circulo;
"Triângulo" - todos deverão correr para o triângulo;
"Quadrado" - todos deverão correr para o quadrado;
"Cruz!" – todos deverão correr para a cruz.
ADAPTAÇÕES: Se preferir, pode substituir o desenho em giz por formas feitas e recortadas em papel cartão grande e colorido. Pode-se fazer uso de variações quanto à textura do papel.
Caso seja possivel utilize também tecidos, que oferecem maior variedade quanto à textura, e assim o terapeuta pode trabalhar:
Processamento sensorial tátil
Processamento sensorial visual
Processamento sensorial auditivo
Constância de forma
Reconhecimento
Atenção
Formação conceitual
Aprendizado
É importante que a criança esteja descalça para que a estimulação sensorial aconteça a partir dos pés.
Esta atividade é interessante para intervenção junto às crianças com dificuldades de aprendizagem, crianças com hipersensibilidade tátil, que possui alteração na marcha devido à não aceitação do estímulo tátil nos pés, ou como estímulo no desenvolvimento infantil para formação conceitual.
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