sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Pensando cá com meus botões...

Olá pessoal! Depois de alguns dias sem postar no blog, voltei à atividade! E para marcar esse recomeço, publico o pensando cá com meus botões...


O objetivo é facilitar a comunicação e identificação de valores e interesses  através do uso de botões para construir uma árvore. Quer saber como?

A proposta é a seguinte: Cada pessoa do grupo vai recolher botões que estejam sem uso. O mecanismo de pregar os botões no arame é o mesmo de quando se costura, atravessando o arame pelos furos dos botões. Vai fazendo isso em cada pedaço do arame, que deve ser grande para cada botão, pois no final esse mesmo arame vai unir-se aos outros dos demais botões até formar os galhos e os troncos.

Ao final de tudo, pode-se usar massa durepoxi para ser uma base larga para pregar o tronco e usar essa massa dentro de uma tampinha de garrafa e pintá-la ou se preferir, colar o tronco de arames em um carretel de linha, como na figura abaixo.

Essa árvore chama-se árvore da felicidade, que geralmente é vendida com cristais colados, e que segundo lenda japonesa, traz felicidade e realizações aos que a possuem. A partir desse ponto uma série de discussões podem ser levantadas dentro do grupo, tais como:

     

  • Você se sente feliz? Sim ou não?

  • Atualmente, o que a faz feliz?

  • O que você pode fazer para ser mais feliz?

 

Público: Adultos e idosos

 

Essa atividade ainda pode ser utilizada para trabalhar os seguintes componentes de desempenho:

 

  • Processamento sensorial visual

  • Processamento sensorial tátil (já que muitos botões são cobertos com tecidos de diferentes texturas, com diferentes formatos)

  • Integração bilateral

  • Coordenação fina

  • Atenção

 

Obs. Pode parecer difícil descrevendo sobre a técnica, mas podem tranquilizar o coração que é fácil! De qualquer forma, quem tiver dúvidas sobre a construção da árvore da felicidade com botões pode mandar email que responderei!


Beijinhos doces a todos!

 

E, sejam felizes!




4 comentários: