TDAH
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando prejuízos a si mesmo e aos outros em pelo menos dois contextos diferentes (geralmente em casa e na escola/trabalho).
O Dicionário de Saúde Mental atual (DSM IV) subdivide o TDAH em três tipos:
TDAH com predomínio de sintomas de desatenção;
TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade e;
TDAH combinado
Na década de 1980, a partir de novas investigações, passou-se a ressaltar aspectos cognitivos da definição de síndrome, principalmente o déficit de atenção e a impulsividade ou falta de controle, considerando-se, além disso, que a atividade motora excessiva é resultado do alcance reduzido da atenção da criança e da mudança contínua de objetivos e metas a que é submetida.
TDAH é um transtorno psiquiátrico que tem como características básicas a desatenção, a agitação (hiperatividade) e a impulsividade, podendo levar a dificuldades emocionais, de relacionamento, bem como a baixo desempenho escolar e outros problemas de saúde mental.
A criança com Déficit de Atenção muitas vezes se sente isolada e segregada dos colegas, mas não entende por que é tão diferente. Fica perturbada com suas próprias incapacidades. Sem conseguir concluir as tarefas normais de uma criança na escola, no playground ou em casa, a criança hiperativa pode sofrer de estresse, tristeza e baixa auto-estima.
Orientações do Terapeuta Ocupacional para os professores das crianças com TDAH:
Para evitar que ele se distraia, é recomendado que a pessoa com TDAH tenha um ambiente silencioso e sem distrações para estudar. Logo, é bom evitar muitas colagens nas paredes, cartazes, ou objetos que fiquem à vista da criança.
Na escola ele pode se concentrar melhor na aula sentando na primeira fileira e longe da janela.
Se for possível, aulas de apoio, onde ele recebe atenção melhor focalizada podem ajudar a melhorar seu desempenho.
É importante que os pais e professores se focalizem em recompensar onde seu desempenho é bom, valorizando suas qualidades, mais do que punir os erros da criança. E nunca a punição deve ser violenta, pois isso a torna mais agressiva e leva ela a evitar e guardar rancor, medo, raiva da pessoa que a puniu.
Caso a criança esteja muito agitada, ofereça estimulos proprioceptivos a ela, dando contenção às articulações, ou pedindo que a criança ajude-a a formar um círculo com as cadeiras, pois isso também é estímulo proprioceptivo.
Criar um roteiro de brincadeiras a serem disponibilizadas na hora do intevalo que também seja estímulos proprioceptivos, para que a criança quando voltar do intervalo não esteja tão agitada. Como atividades podemos sugerir:
Pular corda
Em dupla, estourar uma bexiga, abraçando-se bem forte
Tudo isso são exemplos de atividades proprioceptivas, mas existem uma infinidade de exercícios. É importante saber que o sistema proprioceptivo é ativado através de atividades de empurrar, puxar, pular, e outras que envolvam peso e pressão firme ou toque profundo. Esse tipo de sensação geralmente é calmante e pode ser útil para a criança que se desorganiza facilmente, como as crianças com TDAH.
Nenhum comentário:
Postar um comentário