quarta-feira, 15 de agosto de 2012

TDAH

 

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando prejuízos a si mesmo e aos outros em pelo menos dois contextos diferentes (geralmente em casa e na escola/trabalho).

O Dicionário de Saúde Mental atual (DSM IV) subdivide o TDAH em três tipos:

  • TDAH com predomínio de sintomas de desatenção;

  • TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade e;

  • TDAH combinado

Na década de 1980, a partir de novas investigações, passou-se a ressaltar aspectos cognitivos da definição de síndrome, principalmente o déficit de atenção e a impulsividade ou falta de controle, considerando-se, além disso, que a atividade motora excessiva é resultado do alcance reduzido da atenção da criança e da mudança contínua de objetivos e metas a que é submetida.

TDAH é um transtorno psiquiátrico que tem como características básicas a desatenção, a agitação (hiperatividade) e a impulsividade, podendo levar a dificuldades emocionais, de relacionamento, bem como a baixo desempenho escolar e outros problemas de saúde mental.

A criança com Déficit de Atenção muitas vezes se sente isolada e segregada dos colegas, mas não entende por que é tão diferente. Fica perturbada com suas próprias incapacidades. Sem conseguir concluir as tarefas normais de uma criança na escola, no playground ou em casa, a criança hiperativa pode sofrer de estresse, tristeza e baixa auto-estima.


Orientações do Terapeuta Ocupacional para os professores das crianças com TDAH:

 

  • Para evitar que ele se distraia, é recomendado que a pessoa com TDAH tenha um ambiente silencioso e sem distrações para estudar. Logo, é bom evitar muitas colagens nas paredes, cartazes, ou objetos que fiquem à vista da criança.

  •  Na escola ele pode se concentrar melhor na aula sentando na primeira fileira e longe da janela.

  • Se for possível, aulas de apoio, onde ele recebe atenção melhor focalizada podem ajudar a melhorar seu desempenho.

  • É importante que os pais e professores se focalizem em recompensar onde seu desempenho é bom, valorizando suas qualidades, mais do que punir os erros da criança. E nunca a punição deve ser violenta, pois isso a torna mais agressiva e leva ela a evitar e guardar rancor, medo, raiva da pessoa que a puniu.

  • Caso a criança esteja muito agitada, ofereça estimulos proprioceptivos a ela, dando contenção às articulações, ou pedindo que a criança ajude-a a formar um círculo com as cadeiras, pois isso também é estímulo proprioceptivo.

  • Criar um roteiro de brincadeiras a serem disponibilizadas na hora do intevalo que também seja estímulos proprioceptivos, para que a criança quando voltar do intervalo não esteja tão agitada. Como atividades podemos sugerir:

  • Pular corda

  • Cabo de guerra

  • Em dupla, estourar uma bexiga, abraçando-se bem forte

Tudo isso são exemplos de atividades proprioceptivas, mas existem uma infinidade de exercícios. É importante saber que o sistema proprioceptivo é ativado através de atividades de empurrar, puxar, pular, e outras que envolvam peso e pressão firme ou toque profundo. Esse tipo de sensação geralmente é calmante e pode ser útil para a criança que se desorganiza facilmente, como as crianças com TDAH.

     

     

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