Respiração diafragmática
O principal músculo da respiração é o diafragma, situado na base dos pulmões. Quando inspiramos o diafragma é estendido e quando expiramos sobe.
Respirar bem, é o primeiro e o mais eficaz passo para uma boa fonação. A fala é produzida através da libertação de ar dos pulmões para o trato vocal.
O tipo de respiração ideal é o costal diafragmático, pois este provoca o alargamento da base dos pulmões, permitindo maior capacidade de ar e menor contração da musculatura torácica, pescoço e parte inferior da face (mandíbula e língua), permitindo assim uma boa emissão de voz.
Para trabalhar a respiração diafragmática durante uma atividade de relaxamento, o terapeuta deve utilizar saquinhos de areia, que deve ser colocado na altura do abdômen enquanto o paciente realiza os movimentos respiratórios com o saquinho nesta área, em decúbito dorsal. Deve-se observar que durante os movimentos respiratórios, o saquinho de areia deve subir e descer, sinal de atividade diafragmática.
Para crianças, essa aplicação pode ser realizada através da sugestão de uma atividade de esconde-esconde, colocando-se saquinhos de areia no abdomen e nas articulações do corpo, sendo também um estímulo tátil, devido à textura do saquinho, que pode ser de diferentes tecidos, e estímulo proprioceptivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário