Os jogos podem ser classificados de várias formas, no
entanto a melhor maneira de concebê-los é encarando-os como forma de
crescimento psicossocial. O jogo pode ser descrito de três grandes formas:
jogos afetivos, jogos cognitivos e jogos corporais.
- Jogos afetivos:
Jogos afetivos são aqueles que possibilitam que as crianças
tenham trocas afetivas intensas durante a sua realização. A princípio, todos os
jogos podem desencadear essas concepções, no entanto, há jogos em que esses
aspectos estão bem mais presentes.
É durante eles que a criança é testada a colocar em prática ações
em que o amadurecimento é mostrado. Neles, podemos perceber o quanto há de
imaturidade ou maturidade nas ações dos indivíduos. Cabe ao terapeuta intervir,
quando necessário, nestes jogos, buscando possibilitar à criança, práticas
psicossociais próximas das atividades naturais de desenvolvimento. Estes jogos
podem ser atividades em duplas, trios ou pequenos grupos. Pinturas em grupo,
quebra-cabeças, tangrans, legos, construções de maquetes em grupos são excelentes
jogos para o desenvolvimento desta habilidade pessoal.
Com o jogo, busca-se que a criança possa desenvolver a noção
do ser a partir da ideia do fazer e nuca a ideia do ser a partir do ter. É
necessário desenvolver a percepção do outro, da perda, da divisão e da
partilha. O crescimento pode também vir das perdas e estas também possibilitam
o crescimento e a maturidade.
Os jogos coletivos ou em dupla, estimula a capacidade do indivíduo de se relacionar com outras pessoas, ao mesmo tempo, colocam as pessoas em contato com seus sentimentos, como frustrações ao perder o jogo, a tentativa de solucionar seus problemas e tomar uma decisão frente a estes.
- Jogos cognitivos:
São aqueles que estão mais
voltados ao desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Nestes jogos o
indivíduo irá testar e compor um raciocínio capaz de enfrentar as diversas
situações do dia-a-dia. São estes jogos que ampliarão a percepção e o cálculo
mental, condições primárias de uma aprendizagem satisfatória. Estes jogos são práticas
que requerem grandes períodos de atenção e de concentração e, por isso, são excelentes
exercícios para desenvolverem esses comportamentos. O xadrez, as trilhas, as
damas e jogos de baralho são ótimos para desenvolver estas
habilidades.
Há ainda os jogos da memória, onde são estimuladas as habilidades como: atenção, uso da linguagem oral simples, noção de relações espaciais e a habilidade para resolução de problemas (principalmente por tentativa e erro).
O quebra-cabeça estimula a exploração espacial a partir do conhecimento de sua dimensão que, em conjunto com a capacidade de resolução de problemas, capacita o jogador a encaixar as peças. Além disso, estimula a memória e a atenção para que consiga formar a figura.
No jogo de damas, a noção de relação espacial é muito importante para se obedecer às regras de movimentação das peças. Explora-se ainda a atenção, a relação de causa e efeito e a memória, onde o jogador pode mentalizar o movimento de tal peça e a consequência desse movimento para sua jogada ou de seu adversário.
- Jogos corporais
São aqueles que exigem atividade
motora. Para eles, é necessário que o indivíduo coloque seu corpo à disposição da
atividade que está sendo desenvolvida. A atividade corporal desenvolve
múltiplas perspectivas da pessoa em relação ao mundo. Estátua, duro e mole,
mímica, expressão corporal, teatro, cirandas e danças são atividades que não podem
faltar nestas práticas.
Espero que tenham gostado!
Beijos e até a próxima postagem!
- Jogos afetivos:
- Jogos cognitivos:
Há ainda os jogos da memória, onde são estimuladas as habilidades como: atenção, uso da linguagem oral simples, noção de relações espaciais e a habilidade para resolução de problemas (principalmente por tentativa e erro).
O quebra-cabeça estimula a exploração espacial a partir do conhecimento de sua dimensão que, em conjunto com a capacidade de resolução de problemas, capacita o jogador a encaixar as peças. Além disso, estimula a memória e a atenção para que consiga formar a figura.
No jogo de damas, a noção de relação espacial é muito importante para se obedecer às regras de movimentação das peças. Explora-se ainda a atenção, a relação de causa e efeito e a memória, onde o jogador pode mentalizar o movimento de tal peça e a consequência desse movimento para sua jogada ou de seu adversário.
- Jogos corporais
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