sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Jogos em Terapia Ocupacional





Os jogos podem ser classificados de várias formas, no entanto a melhor maneira de concebê-los é encarando-os como forma de crescimento psicossocial. O jogo pode ser descrito de três grandes formas: jogos afetivos, jogos cognitivos e jogos corporais.


  • Jogos afetivos:
Jogos afetivos são aqueles que possibilitam que as crianças tenham trocas afetivas intensas durante a sua realização. A princípio, todos os jogos podem desencadear essas concepções, no entanto, há jogos em que esses aspectos estão bem mais presentes. 
É durante eles que a criança é testada a colocar em prática ações em que o amadurecimento é mostrado. Neles, podemos perceber o quanto há de imaturidade ou maturidade nas ações dos indivíduos. Cabe ao terapeuta intervir, quando necessário, nestes jogos, buscando possibilitar à criança, práticas psicossociais próximas das atividades naturais de desenvolvimento. Estes jogos podem ser atividades em duplas, trios ou pequenos grupos. Pinturas em grupo, quebra-cabeças, tangrans, legos, construções de maquetes em grupos são excelentes jogos para o desenvolvimento desta habilidade pessoal. 
Com o jogo, busca-se que a criança possa desenvolver a noção do ser a partir da ideia do fazer e nuca a ideia do ser a partir do ter. É necessário desenvolver a percepção do outro, da perda, da divisão e da partilha. O crescimento pode também vir das perdas e estas também possibilitam o crescimento e a maturidade.

Os jogos coletivos ou em dupla, estimula a capacidade do indivíduo de se relacionar com outras pessoas, ao mesmo tempo, colocam as pessoas em contato com seus sentimentos, como frustrações ao perder o jogo, a tentativa de solucionar seus problemas e tomar uma decisão frente a estes.
 
  •  Jogos cognitivos:
São aqueles que estão mais voltados ao desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Nestes jogos o indivíduo irá testar e compor um raciocínio capaz de enfrentar as diversas situações do dia-a-dia. São estes jogos que ampliarão a percepção e o cálculo mental, condições primárias de uma aprendizagem satisfatória. Estes jogos são práticas que requerem grandes períodos de atenção e de concentração e, por isso, são excelentes exercícios para desenvolverem esses comportamentos. O xadrez, as trilhas, as damas e jogos de baralho são ótimos para desenvolver estas habilidades.
 
Há ainda os jogos da memória, onde são estimuladas as habilidades como: atenção, uso da linguagem oral simples, noção de relações espaciais e a habilidade para resolução de problemas (principalmente por tentativa e erro).

O quebra-cabeça estimula a exploração espacial a partir do conhecimento de sua dimensão que, em conjunto com a capacidade de resolução de problemas, capacita o jogador a encaixar as peças. Além disso, estimula a memória e a atenção para que consiga formar a figura.  

No jogo de damas, a noção de relação espacial é muito importante para se obedecer às regras de movimentação das peças. Explora-se ainda a atenção, a relação de causa e efeito e a memória, onde o jogador pode mentalizar o movimento de tal peça e a consequência desse movimento para sua jogada ou de seu adversário.

  • Jogos corporais
São aqueles que exigem atividade motora. Para eles, é necessário que o indivíduo coloque seu corpo à disposição da atividade que está sendo desenvolvida. A atividade corporal desenvolve múltiplas perspectivas da pessoa em relação ao mundo. Estátua, duro e mole, mímica, expressão corporal, teatro, cirandas e danças são atividades que não podem faltar nestas práticas. 


Espero que tenham gostado!
Beijos e até a próxima postagem!




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