sábado, 2 de fevereiro de 2013

Mandala cognitiva!


 As mandalas  são  desenhos em forma de círculos que se caracterizam como um símbolo e propiciam integração com o ego. A própria família é uma mandala, sendo seus elementos ligados entre si. Sendo assim, a proposta é criar uma mandala genealógica cognitiva, onde através desse símbolo circular, possam ser trabalhados:


  •   Associação de ideias
  • Estímulo da memória
  • Atenção
  •   Figura-fundo
  •  Categorização
  •  Valores
  • Criatividade


 Material: círculo médio feito de papel cartão, cola, papel com nomes de familiares, fotos dos familiares.


Desenvolvimento:  O terapeuta ocupacional disponibilizará um círculo médio feito de papel para o cliente e avisa que na atividade daquele dia será trabalhada a família. Será dado um tempo para que o cliente decore o círculo a seu gosto. Pode utilizar para isso: folhas de árvores, tecidos coloridos, escrita de palavras...  

Após realizada esta etapa, o terapeuta sorteará nomes (sendo sorteado um nome de cada vez). A cada nome falado, o cliente deverá procurar, entre as fotos, aquela que se relacione ou que represente aquele nome. 

Exemplo: sorteia-se a palavra filho e o cliente deve procurar a foto de seu filho/ ou sorteia-se o nome do neto e o paciente deverá procurar a imagem de seu neto. Quando ele encontrar, deverá colar na mandala.

O terapeuta deve retomar alguns nomes e fotos que o cliente sentiu dificuldade e à medida que ele for lembrando os nomes, deverá  colar os nomes nas fotos equivalentes.


Ao final da atividade ficará formada a mandala genealógica, reunindo naquele simples círculo imagens e nomes de pessoas, cores e despertadas lembranças e sentimentos.


Essa atividade também pode ser realizada em grupo, substituindo fotos de parentes, por materiais utilizados nas AVD. Por exemplo: sortear a palavra banho, e os participantes procurarem nas imagens, aquela que se relacione com esta atividade. 

A todos, uma ótima atividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário