quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Trabalhando componentes cognitivos no carnaval: coordenação motora fina e visuo-motora



Em posts anteriores publiquei sobre a coordenação motora fina, então neste irei me deter a falar sobre a coordenação visuo-motora.

A coordenação visuo-motora é uma parte da coordenação motora fina. Ela envolve o olho e as mãos executando atividades ao mesmo tempo. Nas atividades de vida diária esse componente é importante no alimentar-se, vestir-se, em algumas atividades de arrumar-se, na preparação da alimentação, para fazer compras, para controle do dinheiro e operações em caixas eletrônicos, em atividades educacionais como escrita e pintura.

Para isso, foram listadas algumas atividades que trabalham a coordenação visuo-motora. Como atividades:

  • Recortar com a ponta dos dedos, tiras coloridas de papel para enfeitar a sala.
  • Recortar com tesoura, círculos feitos de papéis coloridos, dando alusão a confetes para enfeitar a sala (entretanto os círculos a serem recortados serão maiores que os confetes, que são muito pequenos).
  • Fazer pinturas faciais utilizando tintas adequadas para pintura na pele e pincéis. Como opções de tintas sugiro as do tipo “Pintando a cara”.
  • Decorar máscaras de carnaval utilizando cola e lantejoulas coloridas.
  • Colorir roupas brancas para o carnaval utilizando tintas para tecido e pincel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário