quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Trabalhando componentes cognitivos no Carnaval


Esse será o primeiro post da série: Trabalhando componentes cognitivos no carnaval. Para isso, começaremos com um componente importante: a percepção espacial!

O espaço constitui muito mais do que uma dimensão física: paredes, portas, janelas, ruas, casas, prédios, entradas e saídas. Há nos espaços, as mais diferentes ações que o constitui como tal.  A falta de uma boa dominância espacial leva o indivíduo a ter problemas de localização. Também tem problemas de localização nos desenhos, nos mapas, e às vezes, pode até trocar letras de lado (letras espelhadas como p e b, ou, on; e até mesmo números como 21, 12).

Para trabalhar a percepção espacial no contexto do carnaval, temos como sugestão de atividades:
  • Ofertar ao indivíduo, caças-palavras com palavras referentes ao carnaval, tais como: máscaras, marchinhas, fantasias, etc.
  • Oferecer ao cliente labirintos em papel para que ele encontre a saída. Pode ser utilizado como figuras um folião que deseja encontrar o bloco de carnaval.
  • Decorar máscaras de Carnaval colando lantejoulas no espaço da máscara.
  • Propor que o cliente faça desenhos em uma lousa que simbolize o carnaval.
  • Montar quebra-cabeças com fotografias de carnaval.
  • Levar o cliente para passeios terapêuticos onde se comemore o carnaval, lembrando sempre de orientá-lo quanto à localização.
  • Criar um longo caminho de largura delimitada por duas fitas coloridas no chão que possam ir de um extremo a outro da sala. O terapeuta deverá disponibilizar flores feitas de cartolina com fita durex atrás, e o cliente, ao som da música “Jardineira”, deverá colar as flores em um quadrado delimitado pelo terapeuta. Esse quadrado pode ser uma folha de cartolina de cor diferente da cor das flores e deve ficar no extremo oposto de onde estarão as flores. Assim, ao som da marchinha de Carnaval “Jardineira”, todos devem pegar uma flor de papel, seguir pelo caminho demarcado pelo terapeuta e colar a flor no quadrado que ficará do outro lado do caminho. Para lembrar, a música é a seguinte:


A JARDINEIRA




Benedito Lacerda-Humberto Porto, 1938




Ó jardineira porque estás tão triste


Mas o que foi que te aconteceu


Foi a camélia que caiu do galho


Deu dois suspiros e depois morreu


Vem jardineira vem meu amor


Não fiques triste que este mundo é todo seu


Tu és muito mais bonita 


Que a camélia que morreu




A todos, sucesso com a atividade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário