Esse será o primeiro post da série: Trabalhando componentes cognitivos no carnaval. Para isso, começaremos com um componente importante: a percepção espacial!
O espaço constitui muito mais do que uma dimensão física:
paredes, portas, janelas, ruas, casas, prédios, entradas e saídas. Há nos espaços,
as mais diferentes ações que o constitui como tal. A falta de uma boa dominância espacial leva o
indivíduo a ter problemas de localização. Também tem problemas de localização nos
desenhos, nos mapas, e às vezes, pode até trocar letras de lado (letras
espelhadas como p e b, ou, on; e até mesmo números como 21, 12).
Para trabalhar a percepção
espacial no contexto do carnaval, temos como sugestão de atividades:
- Ofertar ao indivíduo, caças-palavras com
palavras referentes ao carnaval, tais como: máscaras, marchinhas, fantasias,
etc.
- Oferecer ao cliente labirintos em papel para que
ele encontre a saída. Pode ser utilizado como figuras um folião que deseja
encontrar o bloco de carnaval.
- Decorar máscaras de Carnaval colando lantejoulas no espaço da máscara.
- Propor que o cliente faça desenhos em uma lousa
que simbolize o carnaval.
- Montar quebra-cabeças com fotografias de
carnaval.
- Levar o cliente para passeios terapêuticos onde
se comemore o carnaval, lembrando sempre de orientá-lo quanto à localização.
- Criar um longo caminho de largura delimitada por
duas fitas coloridas no chão que possam ir de um extremo a outro da sala. O
terapeuta deverá disponibilizar flores feitas de cartolina com fita durex
atrás, e o cliente, ao som da música “Jardineira”, deverá colar as flores em um
quadrado delimitado pelo terapeuta. Esse quadrado pode ser uma folha de
cartolina de cor diferente da cor das flores e deve ficar no extremo oposto de
onde estarão as flores. Assim, ao som da marchinha de Carnaval “Jardineira”,
todos devem pegar uma flor de papel, seguir pelo caminho demarcado pelo
terapeuta e colar a flor no quadrado que ficará do outro lado do caminho. Para
lembrar, a música é a seguinte:
A JARDINEIRA
Benedito
Lacerda-Humberto Porto, 1938
Ó jardineira porque
estás tão triste
Mas o que foi que
te aconteceu
Foi a camélia que
caiu do galho
Deu dois suspiros e
depois morreu
Vem jardineira vem
meu amor
Não fiques triste
que este mundo é todo seu
Tu és muito mais
bonita
Que a camélia que
morreu
A todos, sucesso com a atividade!
Esse será o primeiro post da série: Trabalhando componentes cognitivos no carnaval. Para isso, começaremos com um componente importante: a percepção espacial!
A JARDINEIRA
Benedito Lacerda-Humberto Porto, 1938
Ó jardineira porque estás tão triste
Mas o que foi que te aconteceu
Foi a camélia que caiu do galho
Deu dois suspiros e depois morreu
Vem jardineira vem meu amor
Não fiques triste que este mundo é todo seu
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu
A todos, sucesso com a atividade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário