quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A Ceia!


Atividade para o final do ano


Objetivo:
  • Desenvolver a sensibilidade
  • Trabalhar a memória
  • Estimular o lúdico
  • Reforçar a importância dos órgãos de sentidos no processo de percepção e da memória

Materiais: salgadinhos, docinhos e bebidas diversas, vendas e folhas para anotações

Desenvolvimento: O terapeuta ocupacional pede que todos se sentem formando pares frente a frente, como se todos estivessem sentados em uma mesa e entrega a cada participante uma venda, solicitando-se a sua utilização. Ao som ambiente de uma música instrumental (como estamos chegando perto do Natal, pode ser uma música natalina), entrega-se a cada participante, um salgadinho para ser degustado. Pede-se para cada um anotar qual foi o sabor percebido: se foi doce, salgado, amargo... Depois de respondida essa pergunta, pode-se sugerir que eles escrevam o que eles acham que comeram: se foi um salgadinho de queijo, uma bolacha, um pão...

Em seguida, entrega-se um docinho. Vai se alternando o tipo de alimentos a serem degustados, pela ordem de entrega e consumo. Como sugestão de comidas coloco: chocolate meio amargo, bolachas, frutas diversas, suco de frutas,  coxinhas de frango, pães, entre outros.

Obs. Quanto aos alimentos, é bom optar pelos diet e light, bem como com baixo teor de gorduras, e adoçantes nos sucos para não haver problemas com os participantes.

Após terem experimentado todos os diferentes sabores, o terapeuta ocupacional fala a ordem dos alimentos que foram dados a eles e eles conferem.
Depois o terapeuta avisa vai repetir a dinâmica e que os alimentos serão os mesmos já experimentados, que não serão adicionados alimentos novos, só será trocada a ordem dos alimentos para assim trabalhar a memória em curto prazo  e a memória sensorial. Então repete-se a dinâmica: vendam-se os olhos dos participantes, que estarão sentados como se estivessem em uma grande ceia, experimentando uma ceia de sabores!

Após realizada a atividade, sugere-se a externalização dos sentimentos aflorados na vivência.


Como sugestão de música para a ceia, (lembrando que a música deve ser ambiente para não atrapalhar os participantes), clique aqui  para ouvir 




A todos, uma deliciosa atividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário