quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Carpe Diem: Aproveite o dia!



Dinâmica para grupos onde se trabalha projetos de vida


Objetivo: proporcionar condições necessárias à reflexão sobre o aproveitamento satisfatório do tempo


Desenvolvimento: o terapeuta ocupacional distribui na sala, diversos relógios de parede, despertadores, imagens grandes de relógios...

A proposta para o grupo é realizar uma reflexão sobre o significado da palavra tempo e o impacto da mesma sobre cada pessoa.

O terapeuta vai então entregar uma folha de papel ofício a cada um, solicitando que registre todas as ações praticadas habitualmente em seu dia-dia. Serão reservados 5 minutos para esta tarefa.
Nesse momento, é interessante colocar o som do tic-tac do relógio. Tal som pode ser baixado pelo computador clicando na imagem de relógio do post.

Terminada a tarefa dos registros das ações, propõe-se uma avaliação individual do aproveitamento do tempo em relação às expectativas de vida.

O terapeuta vai pedir, ainda a nível individual, uma reflexão a respeito do nível da satisfação  quanto à utilização de seu próprio tempo.


Abre-se agora espaço no grupo para a reflexão do tema: tempo e seu aproveitamento.







Se o terapeuta ocupacional dispor de uma sala com televisão e DVD, durante a discussão, poderá colocar a cena clássica do Coelho de relógio, do filme Alice no País das Maravilhas, onde ele corre o dia inteiro e sempre acha que está atrasado, que é tarde!
Riquíssimas discussões podem ser levantadas no grupo a partir dessa cena.
Para assistir, basta clicar na imagem do coelho abaixo que você será redirecionado para o vídeo.



Aos terapeutas ocupacionais, desejo uma ótima atividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário