segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O quadro do ano!



Dinâmica para final de ano


Objetivos:
  • Desenvolver a sensibilidade e o potencial criativo
  • Estimular a reflexão sobre os sentimentos, tendências pessoais, bloqueios e limites internos

Material: tela de pintura, lápis grafite, tintas, pincel

Desenvolvimento: o terapeuta ocupacional entrega a cada participante uma tela de pintura.  Solicita-se então, que cada um, sentado e de olhos fechados, desenhem livremente utilizando apenas o lápis. Desenhe formas, desenhos livre, abstratos...
Nesse momento, pode-se colocar uma música para inspirar.
Estipula-se um tempo de 3 a 5 minutos, ou se preferir, o tempo da música. Ao final da canção, pede-se que interrompam o desenho.

Nesse momento, o terapeuta segure que façam uma reflexão acerca do ano que passou, das coisas que aconteceram, e que eles encontrem, na imagem formada, 3 imagens que representem o que aconteceu no ano que passou e que foi significativo. Após encontrar as 3 imagens, pede-se que pintem as três imagens utilizando as  tintas.

Depois continua a reflexão mostrando que a vida é feita de meses, dos dias que se repetem 365 vezes no ano, e das poucas horas que o constituem, mas que podem ser bastante significativas: podem ser horas de extrema alegria, de tristeza, horas de encontros e desencontros, horas decisivas!  Então, o terapeuta ocupacional deve pedir que eles pensem  no próximo ano: pensem nos sonhos que desejam realizar, nas coisas que gostaria de fazer, nos sentimentos que a expectativa do ano-novo desperta e após essa reflexão, eles devem tentar encontrar no quadro, pelo menos 3 imagens que simbolizem o ano-novo para eles: seja, como foi falado, alguma imagem que represente o sonho que a pessoa deseja realizar ou de algo que queira fazer...

Dá-se um novo tempo, ao som de uma canção, para que eles pintem os novos desenhos que eles forem descobrindo nos rabiscos feitos na tela.
Depois dos quadros prontos, cada pessoa deverá ficar com seu quadro, e o terapeuta pode finalizar com a seguinte reflexão:
A vida é feita de acontecimentos tanto bons quanto ruins. Colocando nossa vida em um quadro, pra quais imagens nós vamos voltar o nosso olhar: para as imagens positivas, para os sonhos, para os objetivos a serem traçados para os próximos dias; ou para os acontecimentos que não foram legais, para sentimentos não tão positivos? 

Então, a vida é como o quadro que acabaram pintar, com muitos acontecimentos, muitas informações. Nós é que decidimos para o que iremos olhar, para o que iremos dar atenção.



Como sugestão de música para o momento da pintura, coloco “Oye como va”, de Tito Puente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário