sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Sobre os amigos secretos...



Final de ano e em todo grupo há os famosos “amigos secretos”. 
Mas o que nos leva a realizar esta ação todo ano?

Dezembro é o mês de dar presentes, e isso ocorre na maioria das vezes através dos amigos secretos.
Ganhar coisas é ótimo. Um agrado material é mais do que o presente em si, é uma mensagem de carinho e cuidado. É uma maneira de dizer: pensei em você.
Ver a felicidade estampada no rosto de quem presenteamos nos faz feliz. Fazer bem aos outros acaba nos fazendo bem, ainda que isso nos custe algo; por isso a existência dos amigos secretos.
Cientistas afirmam que tanto dar quanto ganhar presentes ativa o sistema de recompensa do cérebro, o que desperta a sensação de prazer.
Sendo assim, a proposta dessa atividade é um amigo secreto, mas um amigo secreto diferente:  Amigo secreto do desapego! 
Esse amigo secreto é ideal para ser feito entre grupos que já se conhecem e que possuem um laço afetivo formado.

O terapeuta ocupacional vai, no dia da troca dos papéis, falar sobre o apego/desapego e sua importância.
O apego é uma forma de dependência emocional e acaba levando ao sofrimento.  É, na verdade, uma prisão emocional. O nosso bem-estar deixa de ficar em nossas mãos. A energia do apego acaba atrapalhando relacionamentos e afastando as pessoas.
Abre-se para o grupo, uma discussão do que eles acreditam a respeito do apego/desapego,  se eles possuem apego a algum objeto ou a alguma pessoa, entre outros questionamentos.

Depois da discussão, avisa-se que será o momento da troca de papéis. E como houve um debate a respeito de apego/desapego, o terapeuta ocupacional vai orientar para que cada participante pense e escolha um objeto de alguma estima do qual se deseja desapegar. Deve ser um objeto que tem algum significado na vida da pessoa: Esse será justamente o presente a ser dado ao amigo secreto. Um objeto do qual desejamos o desapego: Pode ser um livro, um CD, uma foto...

Como em um belo ritual, no dia da troca dos presentes, a pessoa deve declarar a todos que está se desapegando daquele objeto e porque não conseguia se desprender dele. É legal, em outro momento, ouvir do grupo como foi se desapegar dos objetos.


Esse amigo secreto constitui-se numa forma de fazer o bem ao outro e a si, além de ser uma representação de algumas atitudes que devemos ter ao longo da vida: fazer o bem ao próximo, estreitar os laços afetivos e desapegar-se daquilo que nos aprisiona.


Essa atividade pode ser realizada de outra forma:
no começo no ano, marcando o ano do progresso e desapego!
É um ótimo exercício pessoal a ser praticado.


A todos, um proveitoso amigo secreto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário