terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Para plantar objetivos...



Dinâmica para grupos onde se trabalha projetos de vida.

Objetivos:

  •    Estimular a expressão das necessidades pessoais
  •    Identificar interesses
  •    Desenvolver a autopercepção e a heteropercepção

Desenvolvimento: o terapeuta ocupacional pede que os participantes procurem uma posição confortável e relaxante. Após isso, incentiva-se uma reflexão sobre os atuais desejos.
É importante o terapeuta falar sobre os desejos como algo possível de ser realizado por nós. De sermos agentes conseguidores de objetivos, onde muitas vezes só depende de darmos alguns passos para alcançá-los.
Depois da reflexão, o terapeuta vai distribuir, a cada um, folhas de papel, canetas, lápis de cor e tesoura.  Colocam-se também, à vista dos participantes, sementes de feijão e potes de jardinagem com terra.
Estimula-se a expressão do elenco de desejos, por meio de desenhos ou escritas referentes ao tal desejo na folha de papel. Solicita-se ao final, a expressão desses objetivos dentro do grupo. Depois do debate, o terapeuta ocupacional pedirá que cada participante recorte seu desenho ou sua frase, faça pequenas bolas de papel e plante-os na terra junto com a semente de feijão.
A partir daí, cria-se um compromisso com o próprio objetivo, onde, a cada dia que a pessoa for cuidar da sua plantinha dos desejos, ela, no grupo, diga quais ações tem feito para que o seu desejo se concretize, para que alcance seu objetivo. Dessa forma faz-se um jogo simbólico entre o cuidar da planta para que ela cresça e o cuidar do objetivo para que ele seja alcançado.

Como canção para esse momento, deixo a sugestão: Adiemus, de Enya. Para ouvir, clique na plantinha do nosso post!


A todos terapeutas ocupacionais desejo uma ótima atividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário