Dinâmica para grupos onde se trabalha projetos de vida.
Objetivos:
- Encorajar os participantes a transpor obstáculos.
- Aprender a lidar com expectativas depositadas em si mesmos.
- Refletir sobre a dinâmica da vida
Desenvolvimento: o terapeuta ocupacional deverá realizar
essa dinâmica em uma sala ampla e com um grupo pequeno. Primeiro, solicita-se
no grupo, uma reflexão sobre o significado de um labirinto. Após a reflexão, divide-se
o grupo em dois subgrupos.
O terapeuta ocupacional deve, na sala, com uso de tiras de
papel, construir um grande labirinto no chão. É importante que dentro do
labirinto, o terapeuta ocupacional coloque algumas “pegadinhas” e “dicas” em
folhas de papel com letras grandes e legíveis coladas nos caminhos do labirinto
para ajudar ou confundir os participantes. Exemplo de “ajuda”: o caminho mais curto é
também o mais difícil. Exemplo de “pegadinha”: vire à direita! (quando na verdade o melhor seria virar a
esquerda).
Cada subgrupo deverá, uma pessoa de cada vez, entrar no labirinto e
tentar encontrar a saída. Quando o primeiro subgrupo entrar, o segundo subgrupo
deverá virar de costas e não olhar, ou ainda, sair da sala e esperar fora. Para ficar mais dinâmico, o terapeuta avisa que irá marcar o tempo que cada subgrupo levou para encontrar o caminho correto e sair
do labirinto.
Para o momento de cada subgrupo dentro do labirinto, sugiro colocar uma música de ação/suspense simbolizando o som do dia-a-dia, onde a cada manhã temos escolhas a fazer, caminhos novos e desconhecidos a trilhar, sendo responsáveis por cada decisão tomada, como em um grande labirinto!
Achei uma música no Youtube, onde vocês poderão baixar e colocá-la em um CD. Para ouvir, basta clicar no labirinto abaixo.
Terminada a tarefa, promove-se uma análise e discussão utilizando
como perguntas orientadoras:
- Encorajar os participantes a transpor obstáculos.
- Aprender a lidar com expectativas depositadas em si mesmos.
- Refletir sobre a dinâmica da vida
Achei uma música no Youtube, onde vocês poderão baixar e colocá-la em um CD. Para ouvir, basta clicar no labirinto abaixo.
- Como foi viver a experiência do labirinto?
- Há semelhanças entre a vida e o labirinto?
- Quais foram as dificuldades e alternativas de solução
que eles encontraram dentro do labirinto?
- O que eles acharam dos conselhos que estavam nos
papéis dentro do labirinto? Isso também ocorre na vida real?
- Quais sentimentos foram despertados sabendo que expectativas estavam sendo depositadas neles para que eles conseguissem encontrar a saída do labirinto em menor tempo? Para eles, a expectativa depositada é benéfica ou maléfica? Como eles buscam lidar com tais expectativas?
- Como foi viver a experiência do labirinto?
- Há semelhanças entre a vida e o labirinto?
- Quais foram as dificuldades e alternativas de solução que eles encontraram dentro do labirinto?
- O que eles acharam dos conselhos que estavam nos papéis dentro do labirinto? Isso também ocorre na vida real?
- Quais sentimentos foram despertados sabendo que expectativas estavam sendo depositadas neles para que eles conseguissem encontrar a saída do labirinto em menor tempo? Para eles, a expectativa depositada é benéfica ou maléfica? Como eles buscam lidar com tais expectativas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário