quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O labirinto



Dinâmica para grupos onde se trabalha projetos de vida.

Objetivos:
  • Encorajar os participantes a transpor obstáculos.
  • Aprender a lidar com expectativas depositadas em si mesmos.
  • Refletir sobre a dinâmica da vida


Desenvolvimento: o terapeuta ocupacional deverá realizar essa dinâmica em uma sala ampla e com um grupo pequeno. Primeiro, solicita-se no grupo, uma reflexão sobre o significado de um labirinto. Após a reflexão, divide-se o grupo em dois subgrupos.

O terapeuta ocupacional deve, na sala, com uso de tiras de papel, construir um grande labirinto no chão. É importante que dentro do labirinto, o terapeuta ocupacional coloque algumas “pegadinhas” e “dicas” em folhas de papel com letras grandes e legíveis coladas nos caminhos do labirinto para ajudar ou confundir os participantes.  Exemplo de “ajuda”: o caminho mais curto é também o mais difícil. Exemplo de “pegadinha”: vire à direita!  (quando na verdade o melhor seria virar a esquerda).

Cada subgrupo deverá, uma pessoa de cada vez, entrar no labirinto e tentar encontrar a saída. Quando o primeiro subgrupo entrar, o segundo subgrupo deverá virar de costas e não olhar, ou ainda, sair da sala e esperar fora. Para ficar mais dinâmico, o terapeuta avisa que irá marcar o tempo que cada subgrupo levou para encontrar o caminho correto e sair do labirinto. 

Para o momento de cada subgrupo dentro do labirinto, sugiro colocar uma música de ação/suspense simbolizando o som do dia-a-dia, onde a cada manhã temos escolhas a fazer, caminhos novos e desconhecidos a trilhar, sendo responsáveis por cada decisão tomada, como em um grande labirinto!

Achei uma música no Youtube, onde vocês poderão baixar e colocá-la em um CD. Para ouvir, basta clicar no labirinto abaixo.

Terminada a tarefa, promove-se uma análise e discussão utilizando como perguntas orientadoras: 

  • Como foi viver a experiência do labirinto?
  •  Há semelhanças entre a vida e o labirinto?
  • Quais foram as dificuldades e alternativas de solução que eles encontraram dentro do labirinto?
  • O que eles acharam dos conselhos que estavam nos papéis dentro do labirinto? Isso também ocorre na vida real?
  • Quais sentimentos foram despertados sabendo que  expectativas estavam sendo depositadas neles para que eles conseguissem encontrar a saída do labirinto em menor tempo? Para eles, a expectativa depositada é benéfica ou maléfica? Como eles buscam lidar com tais expectativas?



A todos, uma ótima atividade e ricas discussões! 

Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário