segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A minha padaria!

Atividade do estágio 5 do Método Son-Rise

Objetivo: ter um período de interação com duração “típica” ou mais longa, dentro de uma atividade escolhida por outra pessoa.

Materiais: massa de modelar, 3 forminhas de cortar, rolo de massa, caixas pequenas, 3 pratos, cartolina, canetas, fita adesiva e caixa registradora.

Motivação: utilizar massinha de modelar, brincadeira imaginária

Como brincar: coloque uma caixa registradora de brinquedo na mesa e empilhe ao lado algumas caixas de papelão pequenas e vazias. Arranje um pouco de massinha de modelar (comprada ou feita em casa), um rolo para massa, 3 forminhas para cortar biscoitos e 3 pratos. Diga à criança que ela vai montar a própria padaria – mas primeiro você vai ajuda-la a fazer os biscoitos. Trabalhe com a criança achatando a massa com o rolo e cortando os “biscoitos” utilizando diferentes forminhas de cortar. Encha cada prato com um tipo diferente de biscoito  (por exemplo, um em forma de coração, estrela e diamante). Diga à criança que você é um cliente e pergunte-lhe que tipo de biscoito ela tem pra vender. Peça os biscoitos que você quiser e incentive a criança a empacotá-los em uma caixa pra você. A criança pode utilizar a caixa registradora para lhe dizer quanto os biscoitos custam – pague pelos biscoitos e devore-os! Quando a criança terminar, vocês podem trocar de papel e ela passar a ser o cliente.

Variações: para prolongar ainda mais a atividade, ajude a criança a fazer um letreiro para pendurar na padaria ou inventem tipos diferentes de biscoitos (por exemplo, faça neles riscos cruzados com um garfo ou pontinhos perfurados como se fossem granulados).



Nenhum comentário:

Postar um comentário