Este é um portal mágico para um lugar encantado: o universo da TERAPIA OCUPACIONAL! Aqui FLORESCEM ATIVIDADES para auxiliar na caminhada dos estudantes e profissionais de TO, cuja escolha foi de trazer alegria à vida das pessoas através do PLANTIO DAS SEMENTES DA AUTONOMIA E QUALIDADE DE VIDA, usando como principal instrumento... atividades!!! VENHAM TODOS, FADAS E ELFOS DESSE JARDIM!
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Autoqualificação!
Dinâmica de apresentação
Estímulos: expressão autoverbal, integração grupal e reforço
do autoconceito.
Objetivos: apresentar-se; identificar pelo nome as pessoas
do grupo; integrar-se ao grupo; revelar qualidades individuais.
Material: crachás-gigantes preenchidos com os nomes dos
participantes
·
Pede que façam uma roda, na posição de pé ou
sentada;
· Fala sobre a importância do nome de cada pessoa,
como por exemplo: “O nome é a primeira palavra que a criança
escuta desde muito cedo e que a diferencia das outras crianças. Muitas vezes,
antes mesmo de nascer, a criança já tem um nome. Quando dizemos o nome de uma
pessoa, estamos também lhe dizendo, naquele momento, que ela é uma pessoa única”.
·
Sugere que, cada participante descubra uma
palavra iniciada pela primeira letra de seu nome, que designe uma qualidade sua
ou algo de que gosta. Exemplo, Lucinha: lindinha; Magda: morango.
·
Determina um tempo de dois a três minutos para
que cada integrante identifique sua qualidade;
·
Pergunta se todos já encontraram a palavra e se algum
participante disser que não, sugere a ajuda de outros integrantes;
·
Torna a perguntar e se houver participantes com
inicias de nomes que sejam difíceis de encontrar qualidades, sugere a troca da
inicial do nome pela do sobrenome;
·
Pede que cada participante diga seu nome e a
qualidade escolhida, e que o grupo todo repita, dizendo, por exemplo: Paulo:
pacífico.
·
Escreve a qualidade escolhida no crachá do
participante e continua até que todos tenham se apresentado e os respectivos nomes
estejam escritos.
Grupo: caso o terapeuta ocupacional
seja quem vai escrever no crachá dos participantes e depois entrega-los, essa
atividade pode ser realizada com qualquer idoso. Caso o terapeuta opte para que
cada participante escreva seu nome e qualidade no crachá, essa atividade só
pode ser realizada com participantes alfabetizados. Eu particularmente prefiro
que o terapeuta escreva. Assim a atividade torna-se mais abrangente e teremos a
segurança de que o tamanho das letras estará semelhante e perceptível.
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