quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Autoqualificação!

 

Dinâmica de apresentação

Estímulos: expressão autoverbal, integração grupal e reforço do autoconceito.

Objetivos: apresentar-se; identificar pelo nome as pessoas do grupo; integrar-se ao grupo; revelar qualidades individuais.

Material: crachás-gigantes preenchidos com os nomes dos participantes

Desenvolvimento:

 

O terapeuta ocupacional na etapa 1:

 

·      Pede que façam uma roda, na posição de pé ou sentada;

·   Fala sobre a importância do nome de cada pessoa, como por exemplo:  “O nome é a primeira palavra que a criança escuta desde muito cedo e que a diferencia das outras crianças. Muitas vezes, antes mesmo de nascer, a criança já tem um nome. Quando dizemos o nome de uma pessoa, estamos também lhe dizendo, naquele momento, que ela é uma pessoa única”.

·         Sugere que, cada participante descubra uma palavra iniciada pela primeira letra de seu nome, que designe uma qualidade sua ou algo de que gosta. Exemplo, Lucinha: lindinha; Magda: morango.

·         Determina um tempo de dois a três minutos para que cada integrante identifique sua qualidade;

·         Pergunta se todos já encontraram a palavra e se algum participante disser que não, sugere a ajuda de outros integrantes;

·         Torna a perguntar e se houver participantes com inicias de nomes que sejam difíceis de encontrar qualidades, sugere a troca da inicial do nome pela do sobrenome;

 

O terapeuta ocupacional na etapa 2:

 

·         Pede que cada participante diga seu nome e a qualidade escolhida, e que o grupo todo repita, dizendo, por exemplo: Paulo: pacífico.

·         Escreve a qualidade escolhida no crachá do participante e continua até que todos tenham se apresentado e os respectivos nomes estejam escritos.

Grupo: caso o terapeuta ocupacional seja quem vai escrever no crachá dos participantes e depois entrega-los, essa atividade pode ser realizada com qualquer idoso. Caso o terapeuta opte para que cada participante escreva seu nome e qualidade no crachá, essa atividade só pode ser realizada com participantes alfabetizados. Eu particularmente prefiro que o terapeuta escreva. Assim a atividade torna-se mais abrangente e teremos a segurança de que o tamanho das letras estará semelhante e perceptível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário