sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Passeando pelas flores das qualidades.

 

Dinâmica de apresentação/reapresentação

 

Estímulos: expressão afetivo-verbal, integração grupal e reforço da autoestima.

Objetivos: apresentar-se; identificar pelo nome as pessoas do grupo; integrar-se ao grupo; autoqualificar-se perante o grupo.

Material: crachás-gigantes preenchidos com o nome dos participantes.

Desenvolvimento:

·         O terapeuta ocupacional pode começar falando que quando passeamos por um jardim, podemos observar flores de várias formas e várias cores: algumas pétalas mais compridas, outras mais arredondadas... Pergunta então quem conhece a flor chamada violeta, que é uma flor pequenina, e que mesmo com esse nome, existem violetas de várias cores. Pergunta quem conhece a flor chamada girassol, que são maiores do que as violetas, são amarelas, e recebe esse nome por se inclinar sempre em direção ao sol. Todas essas informações são as características, são as qualidades das flores, as qualidades de cada uma. Assim o terapeuta mostra a importância do nome para cada pessoa e da qualidade que cada um tem.

 

·         Depois dessa introdução, o terapeuta deve decorar a sala com desenhos grandes de flores, onde em cada flor terá escrita e colada no talo uma sugestão de qualidade. Isso servirá para ajudar na identificação da qualidade que o idoso tem. É apenas uma forma de sugestão. É importante avisar que nas paredes estarão as flores com algumas qualidades, mas que eles podem trazer outras para o grupo.

 

·         Em seguida, solicita que os participantes concentrem-se em si mesmos e sugere que eles passeiem pelo jardim das qualidades (a sala) e busquem consigo três qualidades que possuem. Caso encontrem suas qualidades nas flores, eles devem colher essa flor, ou seja, tirá-la da parede e guardar consigo. Para esse momento, o terapeuta ocupacional coloca uma música e após dois minutos diminui o volume do som. Uma sugestão de música: Caribbean Blue, da cantora Enya!

·        Pede-se então que cada participante diga seu nome e apresente suas qualidades. Exemplo: eu sou Nanci e  sou bem-humorada, alegre e criativa.

 

Variação: o terapeuta sugere que, após todos dizerem seus nomes e qualidades, cada um se lembre de uma qualidade que deseja desenvolver. Para isso, deve repetir a música por aproximadamente dois minutos e pedir que eles façam um novo passeio pela sala e ao final cada um pegue um saquinho que está representando uma "semente" feito de tecido e que vai estar preso nas paredes, assim como as flores estavam. (No final do post irei mostrar o que é esse saquinho, como ele é feito e para que ele serve). Em seguida, segurando a "semente" (saquinho) pede que cada um fale a qualidade que pretende desenvolver.

Grupo: exceto com idosos não alfabetizados.


Agora vamos aprender o que são estes saquinhos e para que serve.

O saquinho é uma trouxinha de tecido que será usado para representar a semente, ou seja, a qualidade que o idoso deseja desenvolver. O saquinho não terá nada escrito, é apenas um representativo da qualidade a ser desenvolvida. Ele pode ser feito com qualquer tecido fino. Basta fazer um recorte quadrado no tecido e dentro dele eu sugiro que se coloquem ervas aromáticas suaves tais como alfazema, camomila, alecrim... Depois, amarra-se a parte superior do tecido com uma fita ou linha mágica, que não precisa dar um nó. Ao parti-la ela já prende o tecido.

 Ao final da dinâmica, o terapeuta avisa que dentro dos saquinhos existem ervas aromáticas e que eles podem ficar com os saquinhos e usa-los para perfumar o guarda-roupa, por exemplo.

Essência

 

Espero que tenham gostado! Boa atividade terapeutas!



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