domingo, 28 de outubro de 2012

O grande circo: malabaristas!

Dinâmica de jogos e brincadeiras  para idosos

 

Estímulos: coordenação motora, equilíbrio, ritmo e vitalizadores.

Objetivos:

·         Movimentar todo o corpo por meio de ações lúdicas;

·         Liberar tensão muscular localizada nas grandes e pequenas articulações

Desenvolvimento:

Na etapa 1: o terapeuta ocupacional pede que, em grupo, em roda, todos fiquem na posição de pé. Os participantes devem dar as mãos, abrir os braços e em seguida soltar as mãos, mantendo a forma circular (isso é para medir a distância entre os participantes). Depois, começa perguntando quem já foi ao circo, quem gosta de circo, e quem se lembra das coisas que tem no espetáculo do circo. Após essa introdução, o terapeuta ocupacional vai falar sobre uma das apresentações do circo que é o malabarismo. Existem várias formas de malabarismos: malabarismo com discos, com bolas, e existe outra forma bem especial que é com bambolês! É sobre essa forma de malabarismo que vai acontecer a atividade. A partir daí o terapeuta solicita que cada participante crie um bambolê imaginário, pense na cor que quer dar, se ele vai ter enfeites ou não. Depois que cada um formar o bambolê imaginário, o terapeuta vai pedir que cada participante dance com seu bambolê, realizando movimentos circulares e contínuos. O terapeuta poderá sugerir algumas partes do corpo onde colocar o “bambolê” e que pode obedecer a uma ordem indo das articulações maiores, para as articulações menores, como por exemplo: quadris, tronco, peitoral, ombros, mãos, dedos polegar, indicador, médio, anular e mínimo.

Etapa 2 (em par): o terapeuta pede que os integrantes do grupo formem pares e que cada par se coloquem de frente um para o outro, em uma distância de aproximadamente um metro. Então explica que o par deve formar um “grande bambolê” e dançar em sincronia, ou seja, buscando um ritmo em comum, coordenando os movimentos de maneira que se assemelhem. Que tentem realizar os movimentos no tempo de sua dupla.  

Grupo: idosos que se locomovem com dificuldade moderada e sem dificuldade.

Para a realização dessa atividade seria interessante colocar a música “o tatuador”, do álbum “o grande circo místico” de Chico Buarque de Holanda. Para ouvir, basta clicar no bambolê abaixo!

 

 

 Espero que tenham gostado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário