terça-feira, 30 de outubro de 2012

O grande circo: cartolas do mágico

Dinâmica de brincadeiras e jogos para idosos

Estímulos: comunicação, expressão gestual e lúdica

Objetivos:

·         Desinibir-se

·         Apresentar-se ao grupo

·         Trabalhar as diferentes formas de expressão dentro do grupo

 

Material: várias cartolas de mágico confeccionadas com emborrachado preto contendo em seu fundo, na parte interior, tarefas escritas em tiras em número igual ou superior ao número de participantes e sendo numeradas na parte externa.

Sugestão de tarefas: assobiar uma música conhecida, cantar uma música, dançar, representar um personagem do cinema ou da televisão, imitar um médico e dar uma dica de saúde, dizer três coisas que gosta de fazer, compartilhar um sonho, chamar alguém para dançar, mandar um recado carinhoso para alguém do grupo. Outra possibilidade é contextualizar, de uma maneia lúdica, as tarefas sugeridas, ao objetivo da reunião ou do trabalho que está sendo desenvolvido. Exemplo: tema: cuidados corporais. Tarefas: imitar tomando banho, imitar um dentista explicando como escovar os dentes...

Desenvolvimento: o terapeuta ocupacional pede que os participantes formem uma roda na posição sentada, em cadeiras. Convida o primeiro participante a escolher o número da cartola que ele deseja. Em seguida explica que o participante deverá ir ao centro, desempenhar a tarefa e depois convidar outro participante para escolher o número da cartola, realizar a tarefa, e assim sucessivamente.

Palavras-chave: caixa-surpresa, brincadeira, alegria, tarefas, apresentação, palco, público.

Grupo: todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário