quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dinâmica de apresentação/reapresentação - Introdução



O principal objetivo das dinâmicas de apresentação é facilitar a integração entre os participantes de grupos que não tiveram um conhecimento anterior. Nesse tipo de dinâmica procura-se criar um ambiente acolhedor, de confiança e de aceitação mútua. Outros objetivos se fazem presentes, como por exemplo, favorecer o desenvolvimento do espírito de equipe e a descoberta de interesses e atitudes comuns aos participantes e ao grupo. Nesse sentido as dinâmicas de apresentação são preciosas, porque valorizam a presença do idoso, ressaltando a importância de seu nome, de sua voz, enfim, de sua individualidade. De outra forma, as dinâmicas podem ser utilizadas inúmeras vezes como reapresentação dos integrantes de grupos e são úteis como exercício de memorização de nomes, de expressão verbal e de afirmação da identidade.

Em todas as apresentações/reapresentações, o facilitador deve esclarecer, antes de sua realização, a importância de se usar um tom de voz adequado ao ambiente, de forma que a pessoa que está se apresentando possa ser ouvida por todos. Caso alguém se apresente com um tom de voz baixo, o facilitador do grupo deve, gentilmente, solicitar que ele repita seu nome.     

Como, em geral, as dinâmicas de apresentação são as primeiras atividades realizadas nas reuniões com idosos, é muito interessante utilizar um recurso de baixo custo para a ocasião. Uma alternativa é o terapeuta criar o crachá-gigante. Ele pode ser feito com cartolina, papelão, ou filha de plástico duro e preso ao pescoço por um cordão. Esse eficiente instrumento de identificação deve medir, pelo menos, 8 a 10 centímetros de largura por 15cm de comprimento. Nele se escreve com letras bem grandes, somente um dos nomes do participante. Ao escrever o nome do idoso, o facilitador deve perguntar como ele gosta de ser chamado: se pelo nome, sobrenome ou pelo apelido.

Outras formas de crachá-gigante podem ser escolhidas, conforme o tema do encontro, por exemplo: em uma reunião que o tema seja a alimentação saudável, pode-se ilustrar o crachá com o desenho de uma fruta da região; em outra, na qual se comemoram os aniversários do mês, ele pode trazer o desenho de um bolo confeitado ou de um balão de aniversário.

Em síntese, o uso do crachá-gigante individualiza a presença do idoso e facilita a leitura e a memorização do nome dos participantes dos grupos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário