segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O grande circo: palhaços!

Dinâmica de brincadeiras e jogos para idosos

Estímulos: descontração, equilíbrio, atividade lúdica e estímulo ao ato de olhar

Objetivos: revelar-se ao outro de maneira progressiva, refletir sobre as coisas à que damos atenção no nosso dia-dia

Materiais: tintas para rosto, adereços de palhaços (narizes, chapeis, gravatas)

Desenvolvimento: o terapeuta ocupacional solicita que os integrantes, quem desejar, enfeitem-se com os objetos dispostos e depois de prontos, se dividam em pares , na posição de pé, uma de frente para a outra. Estabelece que cada participante do par coloque as duas mãos em forma de leque fechado na frente do rosto, isto é, com os dedos juntos e estendidos, de maneira que os olhos e a boca fiquem escondidos (as mãos não precisam estar coladas ao rosto. Precisam apenas estar perto). Depois disso, explica que todos devem realizar o movimento de abertura dos dedos, à semelhança de um leque, podendo se revelar e em seguida, se desejarem fechar os dedos e ocultar os olhos. Pede então para que os pares brinquem uns com os outros, ora se aproximando, ora se afastando, ora se abaixando, sorrindo, fazendo careta, piscando rapidamente os olhos, ou seja, que se apropriem de sua face e brinquem com ela. Em seguida pode sugerir que os participantes brinquem de esconder com apenas uma das mãos.

Depois dessa dinâmica, pode se levantar a discussão, abordando alguns dos seguintes pontos:

·         Como foi aquela vivência para eles: como foi se caracterizar, interagir de forma tão íntima com uma pessoa do grupo;

·         O que significou representar um palhaço e realizar a brincadeira?

·         Partindo-se da ação do olhar e esconder, o que isso representa em nossos dias? Será  que temos prestado atenção ao que realmente devemos valorizar?

·         E para concluir, como estamos agindo perante as situações e problemas da vida? Estamos agindo com humor, como os palhaços, e encarando a vida de frente?  Assim como a dinâmica, estamos cara a cara com a vida, com a oportunidade de viver ou estamos nos escondendo dela?

Palavras-chave: descoberta; aproximação, esconder, mostrar.

Tipo de grupo: todos.

Como sugestão de música para esta atividade temos a canção: a valsa dos clowns. Para ouvir, clique na imagem

 

Boa atividade terapeutas ocupacionais!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário