quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O meu zoológico!

Que dia feliz: hoje, 04 de outubro, comemora-se o Dia da Natureza e o Dia Mundial dos animais! E nesse dia tão especial iremos começar a publicar as atividades do estágio 5 do Método Son-Rise! E a nossa primeira atividade, que tem relação com esse dia tão lindo será: O meu zoológico!

Objetivo: responder a perguntas

Materiais: 5 imagens de animais, ou, para ficar mais interessante, usar animais de pelúcia; 5 cartões, fita adesiva, mesa, chapéu de guarda do zoológico (é opcional, mas pode ser um boné)

Como brincar: imprima 5 imagens dos animais favoritos da criança. Alternativamente, como foi dito nos materiais, você pode pegar animais de pelúcia favoritos. Faça um cartão informativo para cada animal, contendo vários fatos interessantes (por exemplo, de onde vem, o que comem etc.). Ajude a criança a montar o próprio “zoológico”, colocando as imagens, ou arranjando os animais de pelúcia pela sala, e colocando os cartões de informação ao lado do animal correspondente. Diga à criança que você é um visitante do zoológico e que ela é o guarda do zoo. O trabalho dela será oferecer a você um circuito pelos animais do zoológico e lhe dar toda a informação que souber sobre cada animal. Saia da sala e volte como visitante do zoo. Peça à criança para lhe dar um circuito pelos animais. Após a criança ter terminado de apresentar  cada animal, faça-lhe várias perguntas para descobrir mais informações a respeito. Por exemplo, você poderia perguntar-lhe qual o nome do animal, ou há quanto tempo o elefante está no seu zoológico. Continuem brincando até a criança ter apresentado cada animal e ter respondido a todas as suas perguntas.

 

Obs: Caso você disponha de um espaço com plantas naturais, disponha os animais de pelúcia em diferentes locais na grama e ofereça que vocês passeiem juntos pelo zoológico, descalços. Isso será um interessante estímulo sensorial para a criança.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário