quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Vem brincar!


Amanhã é o Dia das crianças, sendo assim, publico uma proposta para a criação de uma oficina de atividades.

 

O objetivo é realizar uma ação direcionada ao Dia das Crianças visando proporcionar vivências educativas, culturais e de lazer ao público infantil, abrangendo  diferentes faixas etárias.

 

As atividades sugeridas para esta oficina são:

·         Oficina de eco-música

Essa oficina oferece tem como proposta a confecção de instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis e posterior realização de músicas. Nessa oficina, além das crianças desenvolverem a consciência ambiental, permite desenvolver níveis mais complexos de inteligência motora e musical, e possibilita maiores oportunidades de cooperação entre as crianças.

 

·         Competição de mímicas

Essa atividade tem como proposta realizar uma competição de mímicas, onde as equipes adversárias terão que adivinhar o nome de músicas ou filmes através da representação corporal. Vence a equipe que obter a maior pontuação. Este é o espaço onde as crianças poderão imitar, fantasiar e se expressar.  

Depois a competição pode ser continuada com a brincadeira: não me faça rir. a partir de 5 anos. Uma criança tenta fazer a outra rir, enquanto ela tenta desesperadamente segurar a risada. Quem rir primeiro perde. O monitor marca o tempo!

·         Circuito de jogos de regras

Esse circuito inclui as competições de futebol de um gol (vencendo a equipe que fizer o gol primeiro), corrida de saco, corrida de cavalo de pau, dança da cadeira, cabo de guerra. Esses jogos auxiliam no desenvolvimento das regras sociais. Quando as crianças são submetidas às regras do jogo, elas vivenciam tais regras transpondo-as para outras situações e brincadeiras.

  

·         Troca-letra

Uma das crianças propõe uma palavra de quatro letras. O primeiro jogador deve formar uma palavra nova a partir daquela, mudando apenas uma letra, e assim sucessivamente. Exemplo: lata – pata – mata – mala – tala. Quem não bolar uma palavra em 30 segundos, ou repetir uma que já foi, é eliminado. Essa atividade pode ser realizada com crianças a partir dos 10 anos de idade e trabalha memória e fluência verbal.

·         Pescaria de clipes

Esvazie uma caixa de clipes em uma tigela grande. Entregue a cada criança um cabide de arame cuja ponta tenha a forma de gancho. Os participantes devem pescar os clipes com o gancho. O jogador que tiver pescado mais é o vencedor.

·         Corrida de canguru

Os jogadores se dividem em duas equipes e formam filas indianas. Dado o sinal da largada, a criança do início da fila coloca uma bola entre os joelhos e avança aos saltos até a linha de chegada; depois retorna e entrega a bola ao participante seguinte. O time vencedor será aquele em que todos os jogadores completarem o percurso primeiro

 

·         Oficina de desenho e pintura

Essa oficina é livre e através dos desenhos e pinturas estimulam a coordenação motora das crianças, a capacidade de organização e, graças às cores, ajudam a equilibrar as emoções.

 

Beijinhos a todos!!

Esperam que tenham gostado!!

Até a próxima postagem, que em virtude do feriado e de viagem pessoal, só acontecerá na próxima semana. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário