quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Atividades sensoriais para facilitar o processo de aprendizagem




Um programa de atividades sensoriais é uma prescrição de sensações que devem ser ofertadas às crianças como parte do tratamento terapêutico ocupacional visando à facilitação do processo de aprendizagem.
Para isso, o terapeuta ocupacional dispõe de uma série de estratégias sensoriais. Estarei expondo as estratégias por partes em postagens. Para começar, colocarei a estratégia que abrange a organização do espaço físico, afinal de contas ele é um dos aspectos que podem influenciar a dinâmica da aprendizagem.
Sendo assim, a organização visuo-espacial do local onde serão realizadas as atividades acadêmicas deve levar em conta aspectos como:

  •  Diminuir o material visual exposto na parede, no chão e no teto.
  •  Selecionar previamente os materiais a serem utilizados em uma atividade, e eliminar os demais estímulos desnecessários.
  • Destacar o material a ser utilizado como o uso de contrastes (azul e amarelo, amarelo e preto ou preto e branco).
  • Indicar nos armários, caixas e gavetas, o seu conteúdo com figuras, letras, palavras, números...
  • Reorganizar o espaço ao término de cada atividade.
  • Propiciar o planejamento motor a partir de uma ordem verbal ou de uma sequencia de ordens (tirar o caderno de cima da mesa, colocar o caderno dentro da mala, pegar o livro, colocar o livro sobre a mesa).
  •  Solicitar à criança que ajude a mudar as cadeiras de lugar, carregando-as, antes da realização de uma atividade que exige concentração, como ouvir uma história. 


Fonte: O processamento sensorial como ferramenta para educadores: facilitando o processo de aprendizagem (Momo; Silvestre; Graciani, 2011).


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