segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Espelho, espelho meu



A consciência do corpo começa com uma pergunta simples: onde eu começo fisicamente e onde eu termino fisicamente?

Pode parecer estranho, mas ser capaz de dizer a diferença entre seu corpo e o corpo da outra pessoa é crucial para a autoconsciência. Tocar-se em frente ao espelho é um dos primeiros passos da Terapia do espelho. O que é a Terapia do espelho? Será falado posteriormente.

Pense nos recém-nascidos. A conexão física entre uma criança e o peito da mãe é inegável e a concretização de uma criança em um sentido de diferença ou separação da mãe apenas se desenvolve com o tempo.

Uma maneira fácil de descobrir quem somos é perguntar a outras pessoas. Nossa identidade está ligada profundamente ao modo como as outras pessoas nos veem. Quando você se olha no espelho, o que vê? Algumas vezes já imaginou como você é para as outras pessoas? Elas veem a mesma pessoa que você vê no espelho?

Quando a compreensão do próprio eu consiste nas reações e nas visões das outras pessoas em relação a você, isso é chamado de “eu do espelho”, um dos conceitos básicos do eu.

Sendo assim, a proposta em Terapia Ocupacional, é uma terapia do espelho: Uma prática em saúde mental que auxilia, dentre outros aspectos, o processo de autoconhecimento.

Através dela o individuo tem a possibilidade de conhecer aquilo que está “desorganizado” sobre o próprio eu e as próprias emoções. Além disso, essa terapia permite a liberação de tensões e angústias, uma vez que possibilita a "comunicação" com pessoas que nos magoaram, auxiliando na liberação do perdão.  

Como o espelho reflete a própria imagem, ele reflete também tudo o que deriva de você: seus pensamentos, emoções, sentimentos. Assim, tudo o que for dito a si mesmo diante do espelho, será refletido de volta para si.

Na terapia do espelho, o terapeuta ocupacional deve servir como um direcionador das questões a serem trabalhadas pelo individuo.

Para isso, é necessário que o terapeuta disponibilize um espelho amplo, onde o individuo possa ser ver de corpo inteiro de pé. Entretanto, geralmente, a terapia é feita com o paciente sentado em uma cadeira de frente para o espelho.

O terapeuta ocupacional deve se posicionar na sala de atendimento de forma que sua imagem não seja refletida no espelho e o paciente apenas ouça sua voz.

As etapas da Terapia do espelho vai depender do caso da pessoa atendida e deve ser organizada pelo terapeuta ocupacional.
Para isso, pode-se pensar em orientar para que o paciente mova-se no espaço diante do espelho com auxílio de uma música que possibilite diferentes movimentos corporais para trabalhar esquema corporal, posição no espaço, controle postural... ou ainda tocar em diferentes partes do corpo em frente ao espelho para início de terapia com pessoas que tenham alteração da imagem corporal, como bulimia e anorexia nervosa. 

Na terapia do espelho as questões devem sempre ser trabalhadas diante do espelho e orientadas pelo terapeuta ocupacional que, no final de cada atendimento, deve solicitar  ao paciente uma pintura ou que ele escreva uma frase sobre o que está sentindo após a terapia daquele dia. Isto permitirá uma melhor visualização do progresso alcançado pelo paciente durante as sessões.


"Encarar serenamente um desafio é enxergá-lo de frente".
(autor desconhecido)


Nenhum comentário:

Postar um comentário