sábado, 5 de janeiro de 2013

Terapia Ocupacional em Saúde Mental



O que fazer em uma crise psicológica?

Quando alguém está em um estado de pânico ou extremamente irritado com algo, é útil ter algumas ideias básicas de como ajudar. Fala-se então de “primeiros socorros psicológicos” (uma forma de intervenção na crise que consiste em cinco etapas fáceis):

  1. Conecte-se: Faça contato psicológico com a pessoa em crise. Faça contato visual e comunique um sentimento de cuidado. Use uma voz calma. Se você achar que a pessoa pode ser perigosa, mantenha uma distância segura e use um comportamento não ameaçador (não aponte ou cruze seus braços, por exemplo).
  2. Explore: descubra quem, o que, quando, por que, onde e como iniciou a crise atual.
  3. Busque soluções: ajude o individuo o gerar suas próprias soluções; apenas sugira soluções se ele não puder propor nada.
  4. Tome uma ação: ajude a pessoa a tomar uma ação com base na solução acordada.
  5. Acompanhe: combine uma hora ou um lugar em um futuro próximo quando você irá examinar a pessoa para ver se a crise foi resolvida ou se ela precisa de mais ajuda.


Essas atitudes irão ajudar a pessoa em crise, contudo, se achar que uma situação está além de sua compreensão, não hesite em entrar em contato com um serviço de emergência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário