sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Estratégia sensorial para facilitar o processo de aprendizagem: recursos de propriocepção



·         Segurar a criança pelos ombros ou pelas coxas com uma leve pressão para chamar sua atenção para uma solicitação.


·         Brincar de marcha (bater o pé no chão) ao se deslocar para outras atividades que ocorrerão fora da sala ou para retornar de atividades que envolvem muito movimento.


·         Oferecer assentos texturizados, almofadas ou bolas para que a criança se sente quando a atividade exigir muita concentração ou tempo maior que 15 minutos.


·         Pressionar levemente as mãos ou os ombros para ouvir a criança que apresenta dificuldade em se expressar.


·         Utilizar pufes ou travesseiros nos assentos das crianças para melhorar a postura e aumentar o tempo de permanência sentado.


·         Incentivar o toque de pressão entre crianças durante a permanência em filas.


·         Ajustar a altura da mesa e da cadeira, proporcionando que a criança apoie os pés no chão e os cotovelos na mesa.


·         Pedir à criança que busque um material fora da sala, utilizando uma capa de tecido pesado quando estiver muito distraída.





Fonte: O processamento sensorial como ferramenta para educadores: facilitando o processo de aprendizagem (Momo; Silvestre; Graciani, 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário