· Segurar a criança pelos ombros ou pelas coxas
com uma leve pressão para chamar sua atenção para uma solicitação.
·
Brincar de marcha (bater o pé no chão) ao se
deslocar para outras atividades que ocorrerão fora da sala ou para retornar de
atividades que envolvem muito movimento.
·
Oferecer assentos texturizados, almofadas ou
bolas para que a criança se sente quando a atividade exigir muita concentração ou
tempo maior que 15 minutos.
·
Pressionar levemente as mãos ou os ombros para
ouvir a criança que apresenta dificuldade em se expressar.
·
Utilizar pufes ou travesseiros nos assentos das
crianças para melhorar a postura e aumentar o tempo de permanência sentado.
·
Incentivar o toque de pressão entre crianças
durante a permanência em filas.
·
Ajustar a altura da mesa e da cadeira,
proporcionando que a criança apoie os pés no chão e os cotovelos na mesa.
·
Pedir à criança que busque um material fora da
sala, utilizando uma capa de tecido pesado quando estiver muito distraída.
Fonte: O processamento sensorial como ferramenta para educadores: facilitando o processo de aprendizagem (Momo; Silvestre; Graciani, 2011).
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