sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Estratégia sensorial vestibular para facilitar o processo de aprendizagem


 ·         Encorajar as crianças a experimentar os diversos brinquedos disponíveis (escorregador, gira-gira, gangorra, balanço...  todos os que envolvem movimento).


·         Promover atividades de coordenação motora fina com crianças em diversas posições: no chão, na cadeira, em pé, em plataformas suspensas. Que tal fazer um circuito onde a criança deverá completar a outra metade da figura, tendo uma figura diferente em cada um desses lugares relatados. Isso ainda trabalha fechamento visual.


·         Propor jogos com jogos com bola para formar sentenças matemáticas ou sequência de palavras. Uma sugestão seria através de um basquete, onde a criança iria jogar a bola e a cada erro ou acerto, iria preencher no quadro um tracinho para fazer a contagem de quantas bolas foram cesta ou não. Ao final da atividade, pode propor fazer uma contagem onde ele terá que calcular: o número de bolas acertadas (contando os tracinhos) e o número de bolas total (somando os tracinhos de acertos mais os de erros). Ou ainda, esconder os número o total de erros, e pedir para ele, sabendo o número de bolas acertadas e o número total de bolas, descobrir quantas bolas ele errou (subtração), trabalhando assim resolução de problemas.


·         Oferecer brincadeiras com movimento  e coordenação motora grossa  antes de iniciar atividades de coordenação motora fina. Que tal danças, imitações, desenhos em painéis ou no ar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário