·
Encorajar as crianças a experimentar os diversos
brinquedos disponíveis (escorregador, gira-gira, gangorra, balanço... todos os que envolvem movimento).
·
Promover atividades de coordenação motora fina
com crianças em diversas posições: no chão, na cadeira, em pé, em plataformas
suspensas. Que tal fazer um circuito onde a criança deverá completar a outra
metade da figura, tendo uma figura diferente em cada um desses lugares
relatados. Isso ainda trabalha fechamento visual.
·
Propor jogos com jogos com bola para formar
sentenças matemáticas ou sequência de palavras. Uma sugestão seria através de
um basquete, onde a criança iria jogar a bola e a cada erro ou acerto, iria
preencher no quadro um tracinho para fazer a contagem de quantas bolas foram
cesta ou não. Ao final da atividade, pode propor fazer uma contagem onde ele
terá que calcular: o número de bolas acertadas (contando os tracinhos) e o
número de bolas total (somando os tracinhos de acertos mais os de erros). Ou ainda,
esconder os número o total de erros, e pedir para ele, sabendo o número de
bolas acertadas e o número total de bolas, descobrir quantas bolas ele errou
(subtração), trabalhando assim resolução de problemas.
·
Oferecer brincadeiras com movimento e coordenação motora grossa antes de iniciar atividades de coordenação motora
fina. Que tal danças, imitações, desenhos em painéis ou no ar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário