sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Terapia ocupacional e a coordenação motora fina


Esta coordenação equivale aos trabalhos de destreza manual que são executados com o auxílio das mãos e dos dedos. Quando uma criança começa a desenvolver uma boa coordenação motora fina ela poderá pegar copos de plástico com água sem derramar, pegar objetos delicados como lápis, borracha e folhas de papel. 

A coordenação motora fina é importante em inúmeras atividades, podendo citar as atividades de escrita, recorte, digitação, além das atividades de vida diária, tais como alimentar-se, higiene oral, arrumar-se e vestir-se.


Sendo um componente importante, o terapeuta ocupacional pode trabalhá-la através das seguintes atividades:
  • Atividade de quilling, que consiste em uma prática manual utilizando tiras de papel. Recorta-se a tira, utilizando a tesoura, e, com a ponta dos dedos polegar e indicador, vai enrolando e modelando as tiras para formar desenhos. Para exemplificar melhor, veja a foto: 

  • Atividades de recorte de formas: triângulos, quadrados, retângulos, objetivando formar um desenho: que pode ser um boneco, um castelo, um carro, tudo com formas geométricas. 


  ·     Fazer desenhos utilizando grãos e sementes como milho, feijão, grão de bico, dentre outros.  Essa atividade pode ser modelada,  pedindo que a criança fala um desenho com a mão direita e depois a mesma coisa com a mão esquerda. Dependendo da criança, o terapeuta ocupacional poderá fazer um desenho e marcar as linhas  (sejam retas ou curvas) onde os grãos serão colados.


·         Realizar atividades de mosaico utilizando cascas de ovos, recortes de tecidos, botões, entre outros materiais, podendo decorar vasos, cadernos, caixas de madeira para presentear os pais.


  • ·    Construir bonecos e objetos utilizando massa de modelar. Para preservar o boneco por mais tempo, dando mais brilho e resistência, pode-se, ao final da atividade, utilizando um pincel, passar cola branca por cima e deixar secar. Ao utilizar o pincel para passar a cola, além de dar o acabamento final, o componente de desempenho ainda estará sendo trabalhado. 

  • Recortar tiras de papel utilizando os dedos. Com os recortes das tiras de papel pode-se construir uma saia de ula ula para meninas, roupas de monstros para os meninos, e começar, a partir daí a brincadeira de faz-de-conta associada à coordenação motora fina! 




Beijinhos de luz a todos! Espero que tenham gostado do post!








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