sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Estratégia sensorial tátil para facilitar o processo de aprendizagem


 ·         Permitir à criança a manipulação de pequenos objetos durante as atividades de concentração (por exemplo: rodar o lápis, esfregar a borracha, ou pequenos enfeites na borda do lápis).


·         Aceitar que a criança mastigue balas ou chicletes para manter o estado de alerta.


·         Possibilitar que a criança manipule ou esfregue em seus braços e pernas, objetos de diferentes texturas no decorrer das atividades.


·          Propor atividades bimanuais de manipulação de pequenos objetos, miçangas, plástico-bolha, conta-gotas, que favorecem a aquisição ou o aperfeiçoamento da coordenação motora fina.


·         Permitir o uso de engrossadores de lápis para o refinamento da escrita.


·         Incentivar o desenho livre com os dedos sobre superfícies lisas e com texturas, fazendo uso de tintas.



Fonte: O processamento sensorial como ferramenta para educadores: facilitando o processo de aprendizagem (Momo; Silvestre; Graciani, 2011).



Nenhum comentário:

Postar um comentário