quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Terapia Ocupacional e a coordenação motora global





A coordenação motora global é trabalho que apura os movimentos dos membros superiores (mãos, braços, ombros), cabeça, pescoço e também membros inferiores (pernas, pés, quadris). 

Quando uma criança possui uma coordenação motora global satisfatória, ela consegue acompanhar atividades que exijam movimentos combinados, possui ritmo, equilíbrio, e tudo isso ajuda no andar, correr, no explorar do espaço e no brincar.

Sendo assim, algumas atividades que podem ser utilizadas pelo terapeuta ocupacional e que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora global são:


1.       Construir maquetes da rua onde ele mora, ou da escola que frequenta.

2.       Fazer origamis gigantes utilizando cartolinas.

3.       Montar quebra-cabeça gigante no chão

4.       Construir bonecos de neve utilizando grandes bolas de isopor.

5.       Construir um jogo de trilha gigante no chão, onde a criança deverá jogar um dado grande para saber o número de casas que percorrerá. Lembrando que quem chegar primeiro ao final da trilha vence.

6.       Fazer roupas de papelão e usá-las para uma dança ou teatro.

7.       Fazer pinturas no corpo de acordo com a atividade do dia: pode ser pintura de animais, palhaços, letras, ou ainda trabalhar as cores.

8.       Estimular o sensorial através da colagem de pedaços de retalhos em roupas para expressão corporal.

9.       Brincar de criar desenhos no ar com fitas coloridas.

10.   Fazer uma linha no chão com fita, onde a criança deverá andar sobre a linha.

11.   Fazer o concurso da serpentina (ver que atira mais longe a serpentina).

12.   Brincar de super-homem (correr segurando com as duas mãos a capa sem deixá-la cair no chão).

13.   Jogar basquete com a cesta no chão, a uma distância de 3 metros.

14.   Ao som de uma música, brincar de estourar bolas de sabão utilizando as mãos e os pés.

15.   Brincar de encontrar objetos escondidos em túneis feitos de papelão.

16.   Fazer circuitos de bambolês para as crianças passarem por dentro.

17.   Fazer circuito utilizando garrafas pet para que as crianças corram entre elas, sem tocar nem derrubar nenhuma garrafa.

18. Pular corda, que além de auxiliar na coordenação dos membros do corpo, ainda favorece o conhecimento e controle de tempo e ritmo.

Espero que tenham gostado do post! 
Uma ótima atividade a todos!

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