segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ciranda Yin e Yang



Tudo o que há na natureza, assim como todas as atividades da vida, apresenta dois aspectos contrários: o aspecto yin e o aspecto yang.  Yin significa “o lado sombrio da montanha”, enquanto yang corresponde ao “lado ensolarado da montanha”. Yin está associado à sombra, ao frio, à contração, à lua, à água, à inatividade, ao feminino e à matéria. Yang associa-se à claridade, ao calor, à expansão, ao sol, ao fogo, à atividade, ao masculino e à energia. Esses dois aspectos aparentemente opostos são os dois lados da mesma moeda. O calor e o frio são características da temperatura; o dia e a noite, aspectos do tempo. Um depende do outro para existir, afinal, como poderia haver a noite se não houvesse o dia, ou a parte de trás se não houvesse a da frente? A tensão dinâmica e a transformação constante entre o Yin e o Yang é o que gera a energia que nutre a natureza e a vida humana. Como tudo no universo, somos uma combinação de Yin e Yang. É através dos aspectos Yin e Yang que nos movimentamos no mundo, seja de forma ativa, criando algo novo, ou de forma passiva, modificando, transformando o que já foi criado.

Na filosofia chinesa, a principal característica do ser em harmonia consigo mesmo e com o meio ambiente é o movimento constante. Os limites da mudança decorrem da estrutura cíclica ordenada entre dois pólos:Yin e Yang. Segundo esse pensamento chinês, tudo o que existe é uma combinação desses dois princípios, em proporções variadas. Nada é totalmente Yin ou Yang. O equilíbrio nasce da proporção adequada de um e de outro.
Assim, a proposta é a criação de uma ciranda onde, durante os movimentos, refletiremos sobre o nosso aspecto Yin e Yang. Estímulos: contato, coordenação global, equilíbrio, integração grupal, ritmo.


Objetivos: integrar-se ao grupo, vivenciando os aspectos Yin e Yang.

Desenvolvimento: O terapeuta ocupacional pede que formem uma roda de mãos dadas, na posição de pé. Em roda, inicia-se a ciranda com o passo ritmado de pernas, marcando o pé direito na frente do corpo, em sintonia com a marcação da ciranda. Orienta então que os braços devem lançar-se à frente e em seguida retornar, à semelhança do movimento de “lançar e recolher a rede do mar”. É importante explicar que o pé que bate no chão indica a direção da roda: se o pé direito bate no chão, a roda gira para a direita, se for o pé esquerdo, a roda gira para a esquerda.
O movimento de levantar os braços e bater o pé à frente na ciranda simboliza o aspecto Yang, de expansão do corpo, de atividade, de energia. O momento de baixar os braços e recuar o pé simboliza o aspecto Yin, a contração, à inatividade, à sombra.
Então, que dancemos a ciranda da vida, como Yin e Yang!

Como sugestão de música coloco: Only time, de Enya! Para ouvir, clique no símbolo Yin/Yang no início do post.
 Boa atividade a todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário