segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Esporão de calcâneo: E agora Terapeuta?

 

Os pés, partes fundamentais para a sustentação corporal e para a locomoção, constituem estruturas complexas do corpo humano, formadas por diversos ossos, músculos, tendões e bursas. Além disso, os pés possuem formato anatômico, com um arqueamento na sola, o que favorece a distribuição do peso corporal, o equilíbrio e a deambulação (ato de caminhar ou correr).

Dentre os vários ossos que formam os pés, existe um chamado calcâneo. Ele está situado na região do calcanhar que, além de ser um dos principais pontos de apoio do corpo, é normalmente uma das primeiras áreas a tocar no solo durante uma caminhada ou corrida.

Se os calcanhares são expostos a impactos excessivos ou a peso em demasia (obesidade), ou ainda submetidos a maus-hábitos, como o de pisar de forma incorreta no solo, pode ser desencadeada uma formação óssea anormal chamada de esporão de calcâneo.

Trata-se essa patologia de uma deformidade determinada por uma calcificação, moldada por excrescências ósseas, que tem a forma semelhante a de uma espora de galo e localiza-se na base do osso calcâneo. É um quadro clínico relativamente comum nos atletas, mas, que pode ocorrer, também, em muitas pessoas que sequer praticam esportes.

Normalmente, os indivíduos que possuem esporão de calcâneo relatam dores na parte inferior do calcanhar, principalmente quando caminham muito ou quando ficam longos períodos em pé. Em alguns casos, essas pessoas relatam, ainda, que ao caminhar sentem-se como se estivessem pisando em uma bola de gude.

Não raro, as dores provocadas pelo esporão de calcâneo são bastante intensas. Há pessoas, contudo, em que essa patologia manifesta-se de modo indolor. Nessas situações, o organismo se adapta de tal modo à formação óssea anormal que o paciente nem chega a tomar conhecimento de sua existência.

É comum diagnosticar o esporão de calcâneo por meio de exame físico. Normalmente, quando o esporão está presente, a aplicação de uma pressão com o dedo do terapeuta no centro do calcanhar do paciente provoca dores e desconfortos que o revelam. Bem assim, para confirmar esse exame tátil, podem ser realizadas radiografias.

O tratamento para os pacientes acometidos pelo esporão de calcâneo deve ser realizado de acordo com a complexidade de cada caso. Em situações mais simples, para aqueles que se queixam de desconforto e dores leves, pode ser suficiente a prescrição, pelo médico, do uso de medicamentos, como anestésicos e antiinflamatórios. Além disso, o paciente deverá utilizar uma palmilha para amortecer a região do calcanhar e evitar traumas nessa região. Há, contudo, hipóteses mais graves, que podem exigir até mesmo intervenção cirúrgica.

Sendo assim, aqui vai uma série de orientações para lidar com esse problema. Foram desenvolvidos exercícios simples que aliviam os sintomas do esporão de calcâneo. São movimentos que o terapeuta ocupacional deve orientar para que possam ser feitos em casa, e que evitam muitas vezes o uso de remédios e até cirurgias. Lembrando que os exercícios só devem ser realizados em casa com os pés desinchados.

 

Os exercícios devem ser realizados pelo menos duas vezes ao dia e deve-se evitar atividades esportivas durante as duas primeiras semanas.

 

As orientações são as seguintes:

 

1) Andar descalço em terreno regular sempre que possível, pois isso favorece o alongamento da planta do pé;
2) Ao acordar, ainda deitado de costas, apontar os dedos dos pés em direção a cabeça por 20 segundos. Repetir cinco vezes.
3) Alongar a planta do pé apoiando os dedos dos pés na parede e o calcanhar no chão, escorregando os dedos devagar até que a sola do pé encoste totalmente no chão. Repetir esse movimento oito vezes por dia em cada perna.
4) Alongar a panturrilha usando uma rampa. Enquanto uma perna descansa no alto da rampa, a outra fica na base com o joelho esticado. Manter o calcanhar na rampa e aproximar o corpo do apoio. Deixar a coluna reta e segurar a posição por 20 segundos. Fazer esse exercício oito vezes em cada perna. Para compreender melhor este exercício, observar a foto



5) Repetir o movimento anterior agora com o joelho dobrado. Também por 20 segundos e oito vezes cada perna como mostra a foto.

 

Prevenção
- Sempre que possível, evite sapatos de salto alto.
- Procure orientação profissional antes de iniciar a prática de exercícios.
- Fique atento à sua postura ao ficar de pé e andar devagar. Evite andar nas pontas dos pés.
- Use calçados confortáveis para as caminhadas.
- As “calcanheiras” aliviam a dor, mas aumentam a pressão na planta do pé. Prefira palmilhas completas.
- Caso os exercícios não causem resultado, procure um profissional especializado.

 

Obs.: Lembrando: só faça os exercícios se os pés não estiverem inchados! Faça os exercícios duas vezes ao dia e evite atividades esportivas nas duas primeiras semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário