quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Isto me recorda...

 



Dinâmica de jogos e brincadeiras para idosos

Objetivos: exercitar a associação de ideias, trabalhar atenção, expressão afetiva e lúdica e exercitar a memória

Desenvolvimento: o terapeuta ocupacional pede para os participantes fazerem uma roda, na posição sentada. Traz então uma frase curta de um tema extraído, se possível, do cotidiano e/ou ambiente dos participantes. Exemplos: “uma praia me recorda...” “uma viagem me recorda...” “um filme me recorda... ”um cheiro me recorda...”

A partir daí explica que os participantes devem, na roda, um por vez, seguir uma direção, por exemplo, à direita, falar uma palavra associada ao tema, que pode ser sol, mar , rio, açude, infância, diversão, barco, comida;

Variação: o terapeuta ocupacional pode sugerir que cada participante fale duas ou três palavras, de forma bem rápida.

Sugestão de temas: saúde, envelhecimento, maternidade, infância, criança pessoa, música, dança, aniversário, amor, prazer, atividade física, trabalho, diversão, circo, terra, natureza, carnaval, flor, cheiro, cores.

Palavras-chave: tema; pensamento; sentimentos; emoções; recordações; palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário