segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Trilhas associativas

Dinâmica para saúde do trabalhador

A interação entre diferentes setores de um mesmo local de trabalho possibilita aos trabalhadores trocar experiências e ganhar em conhecimento e capacidade de expressão. Sendo assim, a proposta dessa dinâmica é criar uma trilha de conhecimentos e vivências.

Material: um rolo de barbante.

Desenvolvimento: Em círculo os participantes devem sentar. O terapeuta ocupacional deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. Com o barbante em mãos, o terapeuta explica qual será o tema do grupo terapêutico do dia. Nesta dinâmica, pode-se utilizar como temas para a construção das trilhas: compartilhar sentimentos sobre quem gostaria de conhecer mais dentro do grupo, quem admira, para quem gostaria de dizer algo, quem tem determinada qualidade...sendo importante justificar o motivo da escolha. Muitos outros temas podem ser escolhidos.

Após definirem qual o tema que o grupo ache que precisa ser compartilhado na trilha, o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém que, como foi definido antes, ou que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira, que gostaria de dizer algo, que tem determinada qualidade... A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.

No final da dinâmica, o terapeuta ocupacional pode fotografar a trilha formada para fazer um relatório ao final do período da  existência do grupo, mostrando o quanto as trilhas foram se modificando de acordo com os temas abordados, quais temas foram melhores destrinchados e assim, pode-se fazer uma análise do grupo. É uma dinâmica bastante interessante de ser feita e muito gratificante aos participantes, que vão, a cada encontro, construindo novas trilhas associativas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário