quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O grande circo: o equilibrista!

Dinâmica de jogos e brincadeiras para idosos

Estímulos: coordenação, equilíbrio, ritmo e vitalidade

Objetivos:

·         Caminhar exercitando o ritmo e a coordenação dos movimentos, trabalhando a praxia.

·         Trabalhar a criatividade

·         Exercitar a memória

Desenvolvimento: o terapeuta ocupacional coloca várias linhas grandes com fita colorida no chão, demarcando o local onde os participantes deverão ficar (os participantes devem procurar ficar em cima da linha) e  explica que a atividade é em grupo e na posição de pé. Orienta que os participantes devem caminhar dando passos laterais livres, o que transforma o caminhar numa dança. Durante a dinâmica, o terapeuta pode buscar acrescentar objetos para trabalhar a coordenação global, tais como bambolês com fitas coloridas para que eles trabalhem amplitude de movimentos dos membros superiores, bastões também enfeitados com fitas para integrar durante os movimentos corporais ou sombrinhas de frevo, fazendo uma série de passos para que eles acompanhem na hora. Na segunda etapa o terapeuta deixa livre para que os participantes repitam alguns passos que foram mostrados (trabalhando memória a curto prazo) e depois para que criem novas formas de movimentos.

Variação: a dinâmica pode ser realizada em pares, trios...

Palavras-chave: caminhar, dança, ritmo, memória, melodia.

Como música, pode-se colocar Douce France de Charles Trenet, ou alguma outra de sua preferência. Para ouvir, clique no equilibrista!

As atividades que estão sendo postadas aqui no blog estão sendo nomeadas como atividades para idosos, mas podem ser utilizadas para qualquer idade, inclusive crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário