quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Horticultura Terapêutica

 

Horticultura Terapêutica é um sistema de recuperação do paciente em que a jardinagem é utilizada como um tratamento. A Horticultura terapêutica utiliza plantas vivas e atividades horticulturais para melhorar os aspectos da vida mental, física e espiritual.

 

Benefícios

Existem quatro áreas básicas em que a horticultura terapêutica pode trazer benefício: o desenvolvimento cognitivo, social, psicológico e físico.

  • Os benefícios cognitivos envolvem aprendizado de novas habilidades e a linguagem. Através  da Terapia Hortícola, os pacientes podem melhorar o seu processo de tomada de decisão e resolução de problemas e habilidades, bem como aprender a seguir instruções complexas. Eles são capazes de trabalhar com independência e ao mesmo tempo aumentar a consciência do mundo à sua volta.

  • Os benefícios sociais são devidos ao trabalho compartilhado dentro de um grupo de aprendizagem, de relacionamento, de compromisso e de trabalho em prol de um objetivo comum. A interação social através de um trabalho em grupo ajuda os pacientes, fazendo com que eles se sintam melhor consigo mesmos. Oferece oportunidade para interagir com os outros, cooperação em equipe e o trabalho das competências, a lida com o sucesso e o fracasso.

  • O desenvolvimento psicológico ajuda na melhoria da autoestima e autoconfiança. O  trabalho com plantas vivas faz com que o paciente sinta o significado de responsabilidade. Sabendo que se deve cuidar das plantas, as pessoas em tratamento sentem-se mais produtivas e motivadas, alem de se tornarem mais pacíficas e tranqüilas. Isso permite uma atmosfera melhor com os pacientes, deixando-os mais relaxados e tornando-os mais abertos a falar sobre os seus problemas. Aumenta a autonomia, a competência para a observação, oferece capacidade para resolver problemas, ajuda a utilizar suas habilidades, incentiva a criatividade, elimina o stress, raiva e controla as emoções.

  • Também atua no aumento da intensidade do movimento e melhora as habilidades motoras. Ao  utilizar os músculos, melhora a coordenação e equilíbrio, consequentemente com aumento da força muscular. A horticultura Terapêutica pode estimular a atividade muscular para aqueles que necessitam movimentar seus músculos. Para ajudar os pacientes a recuperar o seu sentido de cor, textura, forma e cheiro, podem ser usadas as plantas com flores e frutos.

 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário