quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Eu flor, tu flores, nós florescemos...

 

Objetivo da atividade: conscientizar os membros do grupo para observar as qualidades nas outras pessoas, despertando qualidades possivelmente ignoradas.

Material: lápis, papéis cartão coloridos recortados em formato de flor, cordões coloridos para fazer colares e cola.

Ambiente: sala ampla, com cadeiras colocadas de forma circular.

Desenvolvimento: o terapeuta ocupacional iniciará dizendo que no dia-a-dia, a maioria das pessoas não observa as qualidades do próximo. É como quando passamos por um jardim diariamente: já estamos tão acostumados que não observamos a beleza do lugar, o encanto das flores, sendo importante valorizarmos enquanto essas pessoas fazem parte do nosso presente.

Assim sendo, na dinâmica, cada um terá a oportunidade de realçar uma qualidade do colega. Desta forma, o terapeuta ocupacional distribuirá uma folha recortada em formato de flor grande e colorida para todos os participantes. Cada qual deverá escrever nela a qualidade que, no seu entender, caracteriza o colega da direita. Após isso, todos do grupo vão confeccionar um colar com a flor para presentear o colega sobre quem foi escrita a qualidade. É importante que o colega ao lado não veja o que foi escrito na flor de papel, valorizando o quesito surpresa!

No final da confecção dos colares, o terapeuta ocupacional vai pedir que alguém do grupo comece presenteando a pessoa da sua direita com  a flor da qualidade, dizendo por que tal qualidade caracteriza aquela pessoa. A pessoa presenteada, depois de receber o presente deve dizer o que achou daquela qualidade para ela.

É uma dinâmica bastante construtiva, uma vez que realça nas pessoas a autoestima e o sentimento de valorização.

Como música, para inspirar o momento de reflexão e construção, aconselho: Bela Flor, de Maria Gadú. Para ouvir, basta clicar nas flores abaixo

 

 

Dica para o terapeuta ocupacional tirar uma foto, com todos os integrantes e seus colares, mostrando o lindo jardim formado!

A todos, uma boa atividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário