domingo, 4 de novembro de 2012

Os contadores de história!


Dinâmica de jogos e brincadeiras para idosos

Estímulos: atenção, comunicação, criatividade, expressão verbal, integração grupal e memorização

Objetivos: ensaiar novas formas de comunicação e de participação grupal, aprendendo uma nova técnica de memorização utilizando objetos.

Desenvolvimento: o terapeuta ocupacional diz que a dinâmica é feita em roda, sentados, em subgrupos de seis a oito pessoas.  Dispõe então um número grande de objetos variados no centro do grupo, um número maior de objetos do que a quantidade de participantes.  Pede que um participante inicie uma história com uma frase curta, utilizando um objeto de sua escolha. Exemplo: existe um pão de brinquedo entre os objetos. A primeira participante pega o objeto e cria a frase inicial com ele: “fui à padaria da esquina e comprei um pão muito gostoso”. Depois a primeira pessoa passa o objeto para a pessoa ao lado, que repete a frase da pessoa anterior (utilizando o objeto para lembrar-se da frase) e continua a história acrescentando outra frase, utilizando um novo objeto. Depois essa pessoa passa os dois objetos para a terceira pessoa, que deve falar a frase da primeira pessoa, da segunda e criar sua própria frase para dar continuidade à história e assim sucessivamente até chegar ao último.  O terapeuta ocupacional pede que os participantes, ao falarem suas frases, exageram na expressão gestual e fácil acentue os sons pertinentes! Depois poderão iniciar novamente a brincadeira, dessa vez começando pela última pessoa do grupo.

Após essa dinâmica o terapeuta fala sobre a memória e sobre as técnicas de memorização e em especial sobre esta que é utilizando um objeto para auxiliar nessa memorização. A isso damos o nome de pontes de memorização!

Deve-se orientar que no dia-a-dia podemos fazer uso de tais técnicas a fim de melhorar a nossa autonomia e desempenho diário, utilizando objetos concretos ou imaginando objetos ou situações para memorizar algumas informações.

Esta dinâmica pode ser utilizada buscando-se trabalhar a prevenção e intervenção em uma oficina de reabilitação cognitiva.

Até a próxima atividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário