sexta-feira, 6 de julho de 2012

Arteterapia: Técnicas de desenvolvimento interior


1.       Desenho, recorte e colagem


Objetivos: trabalhar o perfeccionismo, a frustração e a necessidade de ter controle de tudo.

O ser humano, em seu desenvolvimento, precisa aprender que nem tudo acontece conforme o planejado e deve estar preparado para enfrentar as mudanças que são inerentes à vida.


Público-alvo:  adolescentes, adultos e idosos


Materiais: folhas A4, lápis de cor, canetas de hidrocor, giz de cera, cola e tesoura.


Passo a passo: solicitar ao cliente que faça um desenho. O melhor que ele puder fazer, e que o faça com todo carinho, cuidado e dedicação. Depois, solicitamos a ele que o recorte como um mosaico. Logo a seguir, pede-se que tente colar as peças para formar o desenho original.


 

2.       Tinta para pintura a dedo


Objetivos: possibilitar o ajuste ou a coordenação motora necessária diante da dosagem a ser usada no trabalho, de maneira que a quantidade de tinta saída do recipiente esteja de acordo com o resultado pretendido. Também, por seu aspecto formal, é um material que favorece o retorno a estágios regressivos, sendo indicado para crianças e para o despertar da criança interior em adultos.


Público-alvo: crianças e adultos.


Materiais: cartolina, tinta para pintura a dedo, esponja de aço, escova de dentes, algodão, espumas, barbantes, canudos, colheres e garfos de plástico, conta-gotas, penas pequenas, folhas, bolinhas de gude (deixando-as rolar sobre o papel com pequenas quantidades de tinta), cotonetes, etc.


Passo a passo: para crianças pequenas, é interessante a exploração do material, colocando sobre um papel grande, pequenas porções de tinta de cores diferentes. A criança é convidada a espalhar a tinta pelo suportem utilizando as mãos abertas ou fechadas, os dedos, os cotovelos, os pés.




3.       Olfato e tato


Objetivos: trabalhar a concentração, a ansiedade,  memória e a frustração

Público-alvo: crianças, adolescentes e adultos

Materiais:

·         Para trabalhar o olfato: copos para café descartável, venda para os olhos, folhas A4, canetas, orégano, pó de café, manjericão, hortelã, alho, cebola, laranja, limão e noz moscada.

·         Para trabalhar o tato: lixa, algodão, caneta, pente, escova, fitas, tecido, barbante, um saco para guardar os materiais específicos e venda para os olhos.

Passo a passo: colocar uma porção de cada ingrediente nos colos para café. Entregar uma folha A4, uma caneta e as vendas para os olhos e colocá-las nos clientes. Definir uma sequência de apresentação dos ingredientes e pedir a todos que cheirem o que está um copo e escrevam na folha o que acham. A seguir o próximo ingrediente é apresentado e assim sucessivamente até o ultimo. Depois é entregue ao cliente um saco contendo vários objetos. Ele deve escolher um e guardá-lo até o final da dinâmica. Cada cliente pega um objeto e o guarda. Quando o ultimo pegar, é solicitado que cada um diga o nome do objeto que pegou. Todos podem retirar as vendas para verem se o objeto que pegaram é o mesmo que eles falaram, e o terapeuta informa a sequência dos ingredientes apresentados, para que possam conferir o que anotaram.

Obs. Os materiais podem ser modificados, levando em consideração aqueles que fazem parte da realidade do cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário